Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2016 - 08:04

Seconci-SP oferece 63 vagas para residência médica

Formação será feita em 4 hospitais estaduais com certificações de referência.

São Paulo— Médicos de todo o Brasil interessados em fazer uma especialização podem realizar a sua formação de residência médica em hospitais públicos estaduais sob a administração do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), entidade de responsabilidade social da construção paulista que, desde 1998, é qualificada como Organização Social de Saúde.

As 63 vagas dos Programas de Residência Médica para formação de especialistas estão distribuídas nas áreas de anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, clínica médica, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, neonatologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria, radiologia/diagnóstico por imagem e urologia. Localizadas na capital paulista e na região metropolitana, as quatro instituições sob a administração do Seconci-SP são: Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Estadual Sapopemba, Hospital Geral de Itapecerica da Serra e o Hospital Regional de Cotia.

A certificação dos hospitais cumpre as exigências referentes à estrutura hospitalar, corpo clínico e ambiente para ensino, normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação (MEC). Os quatro hospitais possuem certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além disso, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra é o primeiro hospital público brasileiro acreditado pela Joint Commission International (JCI) e o Hospital Estadual Vila Alpina recebeu o selo da Canadian Council on Health Services Accreditation (CCHSA).

O Brasil conta com 432 mil médicos, uma proporção de 2,11 médicos por grupo de 1 mil habitantes. Destes, 22% atuam exclusivamente no setor público e atendem os 150,5 milhões de brasileiros que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) (75% da população), segundo o estudo "Demografia Médica", realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com apoio dos conselhos federal e paulista de medicina (CFM e Cremesp). Do outro lado, os beneficiários dos planos privados de saúde (50,5 milhões) contam 26,9% dos médicos que atuam unicamente no setor privado. Os outros 51,5% dos médicos atuam ao mesmo tempo nas áreas pública e privada.

“Um dos objetivos do Seconci-SP é ampliar a formação de médicos especialistas com elevada qualificação profissional. Proporcionamos uma formação técnica e ética nos hospitais da rede pública que administramos. Reconhecidos como unidades de excelência, esses hospitais se tornam centros de ensino renomados”, anuncia Sergio Porto, presidente da entidade.

“Hoje o país conta com 59% dos médicos com diploma de especialista, porém a grande maioria atua em consultórios particulares, com isso a rede secundária do SUS fica desassistida. Necessitamos formar mais médicos especialistas a fim de diminuir as filas de espera do sistema público”, enfatiza Norma Suely de Almeida Araujo, médica e superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana, do Seconci-SP.

UpToDate—Outra vantagem dos médicos que atuam nos hospitais administrados pelo Seconci-SP é o acesso à plataforma digital UpToDate, recurso de suporte a decisões médicas. A biblioteca digital reúne artigos, imagens e diversos textos proporcionando qualificação de atendimento ao paciente com excelente base científica.

IEPAC —A coordenação corporativa dos programas de residência médica fica a cargo do Iepac (Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana), departamento do Seconci-SP que objetiva integrar o ensino e a pesquisa em prol da assistência à saúde. O processo seletivo dos médicos e as chamadas para escolha de vagas são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria de Recursos Humanos e da Fundação Carlos Chagas. [www.concursosfcc.com.br/concursos/susrm115/index.html].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira