Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2015 - 08:05

Sulista fecha 2015 com 16 novas operações


Empresa investe na diversificação e na produtividade.

Com 400 mil toneladas de carga transportada em 2015, a Transportadora Sulista fecha o ano com 90% de sua meta cumprida, algo considerado um excelente feito num período em que o mercado automotivo – especialidade da empresa – viu suas receitas despencarem.

De acordo com a diretora -executiva da Sulista, Josana Teruchkin, a queda no automotivo pode chegar a 25%. “Mas, recuperamos parte dessa queda através de conquistas em novos segmentos, onde mais que dobramos nosso faturamento”, comenta Josana. De fato, os novos segmentos hoje representam 40% do faturamento da Transportadora, num trabalho que começou em 2011. “Muito antes da crise chegar, nós contratamos uma consultoria especializada em transporte para fazer um diagnostico da Sulista e, a partir disso, rever o negócio estrategicamente”, conta Josana.

Em 2015 a Sulista conquistou 08 novos clientes, que resultaram em 16 novas operações nos segmentos: madeireiro, químico, alimentícios e embalagens. Em 2016 a meta é conquistar clientes na área de cosméticos, saúde e químicos. “Nosso foco continuará na estratégia de diversificação de mercados. Manteremos o atendimento e crescimento no segmento automotivo, como carro chefe, mas seguiremos o projeto de expansão através de novos segmentos”, afirma Josana.

Para a Sulista, em 2016 a expectativa é manter os volumes de 2015, num claro sinal de que o mercado não vai reagir ainda no próximo ano. “Um período de crise é repleto de incertezas. O acompanhamento dos objetivos de cada área, alinhados ao planejamento da empresa, devem ser medidos regularmente para que ações corretivas sejam tomadas rapidamente, no caso de desvio, melhorando a cada dia o desempenho e alcançando o resultado esperado.”

CCO —Boa parte do resultado conquistado em 2015 se deve ao foco na produtividade, um trabalho executado dentro do Centro de Controle Operacional (CCO), criado para ser um centro de planejamento, gestão e operação para aumentar a eficiência logística. “Essa área realiza o monitoramento de todas as etapas do processo logístico com o acompanhamento da frota através de um sistema integrado / painel de controle que contem informações atualizadas de todas as operações em andamento”, conta Ronaldo Lemes, gerente-geral de operações da Transportadora Sulista.

O CCO da Sulista opera com um time de 14 pessoas, todos especialistas na área de transporte, com foco em operações Just in Time. A gestão é de planejamento e controle para ter um fluxo de informações e alta performance dos ativos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: