Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2015 - 06:59

Assespro-RJ revela os destaques do ano no setor de TI e Comunicação no estado


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi um dos homenageados do evento, que reuniu personalidades do setor político, acadêmico e empresarial.

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Estado do Rio de Janeiro (Assespro-RJ) revelou na noite do dia 02 de dezembro(quarta-feira), no Centro de Convenções RB1, os vencedores da edição 2015 do prêmio InRio Personalidades do Ano, a maior e mais tradicional premiação do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Estado do Rio de Janeiro. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, que está em Paris acompanhando a Conferência do Clima da ONU, foi um dos homenageados da noite, sendo brindado com o prêmio Destaque Legado Olímpico para o Setor de TIC. Na ocasião, foi representado pelo Secretário Especial de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Franklin Dias Coelho, que ressaltou o esforço para manter na cidade a infraestrutura de TIC dos Jogos Olímpicos.

“Esse prêmio é um reconhecimento da construção de um projeto cidade que vem se desenhando desde 2009. Além do legado urbanístico, da arquitetura nômade, que vai transformar prédios das olimpíadas em escolas, estamos investido no maior legado que é o de TIC. Temos trabalhado com todos os parceiros e patrocinadores das olimpíadas para que os equipamentos, a tecnologia, os softwares, a infraestrutura de rede possam ficar na cidade do Rio de Janeiro.”

Realizado desde 1997, o InRio Personalidades do Ano elege pessoas do meio empresarial, público e acadêmico que não fazem parte diretamente do setor produtivo de TIC, mas que contribuem para a consolidação desse segmento no mercado fluminense. O evento celebrou também a 8ª edição do Prêmio Assespro-RJ Melhores Empresas, no qual foram destacadas as melhores práticas e processos aplicados na área de tecnologia da informação e comunicação desenvolvidas no estado.

“Certamente a solução da maioria dos nossos problemas passa por tecnologia da informação”, avalia o presidente da Assespro-RJ, Marcio Lacs. “Esse prêmio expõe a importância da tecnologia da informação e comunicação como fator estratégico de desenvolvimento econômico para o país, e principalmente para o Estado do Rio, incentivando o desenvolvimento e a qualidade nos serviços prestados pelo setor”, explica.

Com patrocínio do Sebrae-RJ, a solenidade reuniu personalidades do setor político, acadêmico e empresarial e foram reconhecidos, entre as empresas associadas da Assespro-RJ, o talento empresarial e a capacidade técnica, que estimularam a excelência profissional no setor de TI do Rio de Janeiro. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuco, ressaltou a importância da inovação em tecnologia para o desenvolvimento do Estado do Rio.

“Tenho defendido dentro do governo e tenho encontrado apoio com o governador Pezão que é nesse momento de dificuldade que precisamos fortalecer o nosso setor de TIC, porque muito da dificuldade econômica que nós estamos passando agora é pela dependência da indústria do petróleo”, apontou . “Mais de 30% da nossa economia é dependente da indústria do petróleo. Esse é um recurso finito e nós precisamos estar preparados para isso. É um recurso que sabemos que envolve brigas internacionais, políticas internacionais, e a nossa economia não pode estar sempre dependente dessas brigas. O desenvolvimento da TIC, da inovação na área de TIC, é fundamental para dar mais sustentabilidade ao desenvolvimento do Rio de Janeiro”, avalia.

A edição 2015 do encontro celebrou também o Prêmio Assespro-RJ Sociedade Digital, que reconheceu projetos que apresentaram benefícios de alto valor para a sociedade fluminense. Foi realizado também o seminário Pensando TI, voltado para oportunidade de negócios e temas estratégicos para os empresários do setor de TIC. A ocasião teve como keynote speaker o presidente da Etalent, Jorge Matos, e um painel com representantes das entidades financiadoras do setor de Tecnologia da Informação, como FINEP, BNDES, Faperj e AgeRio.

Os vencedores.: Prêmio InRio Personalidades do Ano: . Destaque Legado Olímpico para o Setor de TIC – Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro | . Destaque CIO – Alexandre Strack, Grupo de CI-RJ | . Destaque Pesquisa em Computação de Alto Desempenho – Alvaro Coutinho, diretor do Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho - Coppe/UFRJ | . Destaque Apoio ao desenvolvimento de PME – Angela Costa, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ | . Destaque Setor Público Estadual – Antonio Bastos, presidente do Proderj | . Destaque Setor Acadêmico – Celso Niskier, reitor da Uni Carioca | . Destaque Setor Energia, Óleo & Gás – João Carlos França de Luca, diretor-presidente da Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda | . Destaque Inovação – Lindalia Sofia Reis, diretora de Inovação Estácio de Sá | . Destaque Representatividade Empresarial – Plinio Luiz Lehmann de Figueiredo Neto, gerente da Divisão de Informática da IPP – Ipiranga Produtos de petróleo S/A | . Destaque Propriedade Intelectual – Ricardo Sichel, Procurador Federal junto ao Instituto Nacional da propriedade Industrial | . Destaque Setor Público Municipal – Victor Zajdhaft, ex-presidente do IplanRio | . Destaque Desenvolvimento Setor TIC – Andreia Repsold, CEO da Lide Rio de Janeiro.

Prêmio Assespro-RJ Melhores Empresas: . Melhor Solução em Gestão Organizacional – SoftPort | . Melhor Solução Setor Público – HS Informática | . Melhor Solução em Educação – AprendaNET | . Melhor Solução de Saúde – ACOL Consultoria & Sistemas | . Melhor Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação – CSP Consulting.

Prêmio Assespro-RJ Sociedade Digital: . Iniciativa Municipal – Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Rio Ideias 450 e Rio Apps 450 | . Iniciativa Estadual – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro | . Iniciativa Privada – Unisuam – Projeto Pólen .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira