Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2015 - 07:57

Comércio vendeu menos 5,1% em setembro, aponta CDLRio

As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro registraram queda de 5,1% em setembro, em comparação com o mesmo mês de 2014, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da Cidade. No acumulado dos oito meses do ano (janeiro/setembro) ante o mesmo período do ano passado a queda nas vendas foi de 1,5% e em comparação ao mês anterior (julho) a queda foi de 3,7%.

A pesquisa mostra também que todos os setores do Ramo Mole (bens não duráveis) registraram vendas negativas de 6% e de 4,9% no Ramo Duro (bens duráveis). Os setores que registraram as maiores quedas no faturamento no Ramo Mole foram Calçados (-7,2%), Tecidos (-6,4%) e Confecções (-5,9%). No Ramo Duro (bens duráveis) Jóias (-7,6%), Móveis (-6,8%), Óticas (-5,5%) e Eletrodomésticos (-4,8%).

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, o desempenho negativo das vendas do mês de setembro continua refletindo a crise econômica que o País atravessa, com desemprego em alta e falta de crédito, que tem inibido as compras do consumidor.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas da Zona Sul tiveram resultado positivo de vendas em mais 3,6, e as lojas do Centro venderam menos 12,1% e as da Zona Norte menos 10,5%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas do Centro venderam menos 9,8, as da Zona Norte menos 5,4% e as da Zona Sul menos 0,8%.

Serviço Central de Proteção ao Crédito —Ainda segundo a pesquisa, as Consultas, item que indica o movimento do comércio, caíram 4,1% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, apesar do apelo das vendas estimuladas pelo Dia das Crianças, uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio. Os dados são do registro do Serviço Central de Proteção ao Crédito do CDLRio - Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro. A Inadimplência e as Dívidas Quitadas diminuíram, respectivamente, 0,6% e 0,2%. Comparando-se setembro com o mês anterior (agosto), as Consultas, a Inadimplência e as Dívidas Quitadas aumentaram, respectivamente, 4,3 %, 2 % e 12 %.

No acumulado dos nove meses do ano (janeiro/setembro) em comparação com o mesmo período do ano passado, as Consultas caíram 1,7% e a Inadimplência e as Dívidas Quitadas aumentaram, respectivamente, 0,4 % e 1,5%.

Movimento de Cheque —Segundo o LIG Cheque, registro de cadastro da entidade, em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado as Consultas diminuíram 7,6% e a Inadimplência aumentou 0,5% e as Dívidas Quitadas caíram 0,3%. Comparando-se setembro com o mês anterior (agosto), as Consultas diminuíram 17% e a Inadimplência e as Dívidas Quitadas aumentaram, respectivamente, 6,6% e 2,7%.

No acumulado dos nove meses do ano (janeiro/setembro) em relação ao mesmo período do ano passado, as Consultas caíram 5% e Inadimplência e as Dívidas Quitadas cresceram, respectivamente, 1% e 0,8%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira