Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2015 - 07:57

Revisão das ISO 9001 e 14001 afetará empresas de todos os portes e segmentos

Última atualização da norma aconteceu em 2008. Alterações incluem gestão de riscos.

No mercado atual, cada vez mais competitivo, a busca pela qualidade é uma das metas mais perseguidas dentro das empresas. Principalmente quando essa qualidade está atrelada a uma certificação que garantirá a excelência dos processos e da gestão, refletindo diretamente no produto final, e tudo de acordo as questões ambientais e legais das mais diversas localidades. No segmento de indústrias, empresas e prestação de serviços, por exemplo, a ISO 9001 é a certificação mais reconhecida no país e pode fazer a diferença no momento de uma concorrência, tanto na relação B2B quanto no B2C.

Como acontece a cada oito anos, a ISO acaba de passar por uma revisão. Essa mudança acontece em nível mundial, porém os comitês brasileiros (CB-25 e CB-28) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são responsáveis pelo “olhar verde e amarelo” e pelas adaptações nas certificações 9001 e 14001, respectivamente, levando em conta as particularidades do nosso mercado.

“A ISO está implementada no Brasil e no mundo, pois se trata de uma norma internacional e mais de 1 milhão de empresas são certificadas, de todos os tamanhos e dos mais variados segmentos”, explica Leonardo Basílio, diretor-executivo da Learn Business e membro do CB-25. “Os benefícios para a empresa que tem a certificação são inúmeros, internamente, por exemplo, podemos destacar a padronização nos processos, o dia-a-dia fica no histórico, não na mão de um ou outro profissional, impacto positivo na produtividade, a eficiência dos relatórios para análise de produção e entrega, que ficam mais assertivos e permitem uma leitura real da empresa, entre outros, detalha.

A nova versão entrou em vigor dia 30 de setembro, e as empresas já certificadas na ISO 9001 e na ISSO 14001 terão três anos a partir desta data para providenciar as atualizações. Ou seja, não há tempo a perder e as mudanças precisam ser analisadas e implementadas pelas empresas o quanto antes. A nova revisão apresenta alterações significativas e há a inclusão de itens relacionados à estratégia da empresa e à gestão de riscos.

“Um ponto a ser destacado é a relevância que existe em desenvolver um plano de transição para as PMEs e multinacionais, fazer a revisão de todo o processo identificando pontos que não atendem as novas exigências. Alinhar a gestão do sistema de qualidade, analisar contexto interno e externo, cenário econômico... Realmente, não há tempo a perder”, finaliza Leonardo Basílio.

As empresas que ainda não têm a ISO 9001 e a ISO 14001 terão que começar o processo levando em conta a versão 2015. [www.consultoriaiso.com.br].

A Learn Businnes é uma empresa de Consultoria, Auditoria e Treinamento focada na implementação de Sistema de Gestão conforme as normas e requisitos reconhecidos mundialmente. Trabalha com os maiores especialistas do Brasil, atuando em vários segmentos, desde micros até grandes organizações, desenvolvendo projetos de acordo com as necessidades de seus clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira