Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2015 - 06:45

CTC/PUC-Rio abre inscrições para pós-graduação em 11 cursos

Oportunidade é para mestrado e doutorado na área de Exatas e aulas começam no primeiro semestre de 2016.

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para 11 cursos de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), que começarão no primeiro semestre de 2016.

A procura pelos cursos de pós-graduação do CTC/PUC-Rio tem aumentado a cada semestre, quando são abertas novas inscrições. De 2014 para 2015, por exemplo, o aumento registrado foi de 20%, enquanto que, comparando os dados de 2014.2 e 2015.2, este crescimento chegou a 32%. “A qualidade do ensino oferecido pelos programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio é reconhecida pelos alunos. Isso é fruto das ótimas avaliações que os programas do CTC têm recebido da Capes nos últimos anos. Além disso, foi-se o tempo em que a pós-graduação era direcionada apenas para a carreira acadêmica. Hoje, o mercado também já exige esta formação mais aprofundada”, revela José Eugênio Leal, coordenador setorial de pós-graduação do CTC/PUC-Rio.

De acordo com os últimos resultados da CAPES (triênio 2010-2012) — ­ órgão do governo que avalia todos os programas de pós-graduação do país, com notas de um a sete —­ a PUC-Rio está entre as melhores universidades do país. No CTC, dos 11 programas avaliados, dois receberam nota máxima (Informática e Engenharia Mecânica), quatro ficaram com nota seis (Engenharias Civil e Elétrica e os bacharelados em Física e Matemática), três conquistaram nota cinco (Química, Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos e Engenharia de Produção) e, entre os cursos exclusivos de mestrado — cuja nota máxima é cinco — um recebeu nota quatro (Metrologia) e outro, nota três (Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental).

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do país e investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem cerca de 1.200 alunos de pós-graduação. Com um corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior, o CTC/PUC-Rio oferece uma formação sólida alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto para o desenvolvimento de pesquisadores para o país.

Oportunidade de bolsas de estudo para os cursos de tempo integral —O candidato aprovado para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio poderá requerer bolsa de estudo da Capes, CNPq e de outros órgãos de fomento. A solicitação deve ser feita diretamente no departamento do curso escolhido. Adicionalmente à bolsa de manutenção concedida para o estudante de pós (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a obtenção da bolsa exime os alunos dos custos das anuidades e taxas escolares da universidade. A concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Alunos que não se qualificarem para receber a bolsa de fomento são elegíveis a outra modalidade de bolsa CAPES (bolsa taxa), que cobre integralmente os custos das anuidades e taxas escolares da universidade.

A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação, cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, caso seja necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos da PUC pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção.

. Os cadastros para inscrição devem ser feitos no link: http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos.

. Os editais podem ser consultados no link: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html#tab2.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira