Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

19/09/2015 - 07:09

Cristo Redentor apagado pela conscientização sobre o câncer ocular infantil

Em 18 de setembro — Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, o Monumento ao Cristo Redentor ficcou apagado por dez minutos, a partir das 19h30, com o objetivo de chamar a atenção da população brasileira sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular mais comum na infância. A ação, que visa lembrar a importância da visão na vida do ser humano, é uma iniciativa da TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, e reúne outros importantes monumentos, em várias cidades do Brasil, que também se unirão ao apagão, na mesma data.

O oncologista pediátrico e presidente da TUCCA, Sidnei Epelman, lembra porque o diagnóstico precoce desse tumor é fundamental: — É essencial detectar o quanto antes a doença, não só para que o câncer seja curado, mas também para preservar o olho e a visão da criança, explica.

O incentivo à adoção do teste do olhinho pelos pediatras é outra bandeira da campanha. O exame deve ser realizado periodicamente, uma vez que a doença é mais comum em crianças de 0 a 5 anos. O teste do olhinho é simples e pode levantar a suspeita da existência do tumor, algo a ser confirmado por um oftalmologista, por meio do exame de fundo de olho. Em estágio avançado, o retinoblastoma muitas vezes é revelado em uma simples foto com flash, pois o olho afetado aparece com uma mancha branca, que é o reflexo tumor. Neste estágio, as chances de cura são menores.

Para o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, é importante a conscientização dos profissionais de saúde e também dos pais: — Se um exame tão simples e periódico pode salvar a visão das nossas crianças, precisamos conscientizar os pais e os médicos para que não abram mão desse cuidado, alerta o sacerdote.

Perfil—A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família. Em 17 anos de atividade, já assistiu mais de 2.500 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice até 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos. A TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no que faz a diferença para oferecer o tratamento mais adequado e atingir os melhores resultados. Além do tratamento, atua também em pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais, e conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família desde o momento que chegam à TUCCA até que fiquem completamente bem.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira