Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2015 - 05:12

”Fayga Ostrower” permite que obras da artista sejam destacadas


Curadoria de Anna Bella Geiger seleciona os principais trabalhos entre 1940 e 2001.

O livro “Fayga Ostrower”, com a curadoria de Anna Bella Geiger, é uma seleção das obras mais emblemáticas da artista no período de 1940 a 2001. Seguindo à risca o conceito que Fayga imprimiu ao seu trabalho – a arte é para ser multiplicável e acessível –, o livro contém 48 reproduções, de um total de 51, que podem ser destacadas da publicação, sem danificá-la.

Nascida na Polônia, Fayga (1920-2001) chegou ao Rio de Janeiro em 1934. No ano de 1946, fez um curso livre na Fundação Getulio Vargas que foi decisivo na sua escolha profissional. Artista plástica, escritora e professora, Fayga formou gerações de artistas, como a própria Anna Bella Geiger.

Em versão bilíngue e acabamento esmerado, o livro é uma rememoração da exuberância dos trabalhos de Fayga em sua versatilidade de usar várias técnicas e suportes como xilogravuras, ilustrações, serigrafias, litografias, gravuras em metal, tecidos e aquarela. Suas obras se encontram nos principais museus brasileiros, da Europa e das Américas e receberam inúmeros prêmios.

Independentemente da gravura, do desenho e da aquarela ser uma escolha pessoal, Fayga, movida por razões ideológicas, identificava na opção uma postura radical dentro de sua estética pautada pela inquietude. “Fosse quanto ao alto valor mercadológico da pintura, em detrimento da criação gráfica, multiplicável e, portanto, mais acessível; fosse como protesto social e artístico e também na crença utópica da influência da arte sobre o social”, explica Anna Bella.

Em um dos seus últimos ensaios, intitulado “Arte e artistas no século XX” e publicado nesse livro pela Insight Comunicação, Fayga esclarece mais um pouco sua postura inquieta quando diz: “Preço não é igual a valor. Qualquer que seja o preço, ele representa apenas um dado circunstancial e artificial. Quando nos referimos a valores, falamos de conquistas de nossa consciência, de nosso ser sensível e afetivo. Não têm preço. Não são comparáveis nem vendáveis”.

Com apoio do Ministério da Cultura, do Instituto Fayga Ostrower e da Fundação Getúlio Vargas, o livro terá ainda uma versão em e-book, produzido pela FGV Editora. O lançamento ocorrerá dia 14 de setembro, data em que serão celebrados os 95 anos de nascimento da artista.

Fayga Ostrower | Editora: Insight Comunicação | Curadoria e Apresentação: Anna Bella Geiger | Assessoria: Noni Ostrower | Fotografia: Luciano Bogado | 120 Páginas | Hotsite: www.insightnet.com.br/fayga | e-book: http://editora.fgv.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira