Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

12/08/2015 - 08:41

Novas tecnologias demandam agilidade extra

Você sabe como se manter competitivo?

Para quem deseja ser competitivo no segmento tecnológico, a velocidade de entrada no mercado é essencial. Já não é nenhum segredo que as margens apertadas e níveis de estoque voláteis indicam que a produção precisa ser a mais eficiente possível, e por isso, os processos complexos precisam ser otimizados cada vez mais. Há pouco espaço para falhas de comunicação, falta de estoque, qualidade irregular ou atrasos na produção. Qualquer uma dessas contínuas pequenas falhas de produção pode ser desastrosa, fazendo com que um fabricante perca todo um ciclo ou perca um mercado para o “primeiro que chegar”.

Aqueles simples “palpites” não são mais suficientes para identificar as verdadeiras oportunidades. A análise de padrões cíclicos de mudanças, previsão de preferências do cliente e resposta ágil às constantes mudanças em inovação tecnológica podem ser difíceis. Mas existem ferramentas para auxiliar os fabricantes de produtos eletrônicos e de alta tecnologia a transformar estas informações vistas de modo caótico em um plano estruturado por lucratividade.

A tecnologia deve assumir uma função central na gestão deste desafio de inteligência de negócios e otimização de processos de modo misto. Soluções de TI integradas com análises inclusas de grande quantidade de dados criaram novas expectativas e redefiniram a função das soluções de software, convertendo empresas reativas em proativas.

De fato, fabricantes de produtos eletrônicos e de alta tecnologia com visão futurista que adotaram a tecnologia ERP estão entre os melhores na operação enxuta, criando novas normas operacionais e melhores práticas. Motivados por clientes exigentes e fortes pressões de mercado, o modo de sobrevivência tem impulsionado estas empresas a fazer mais, melhor, mais rápido, com mais inteligência e menos recursos (produção enxuta).

Elas estão definindo rapidamente novas normas de produção de fabricação, alterando as principais competências da fabricação. Empresas que não estão acompanhando à altura e incorporando novos conceitos de melhoria de processos correm o risco de serem eliminadas por fabricantes ágeis e agressivos em mercados emergentes. Uma maior agilidade pode ajudar os fabricantes a aproveitarem as tendências de curta duração e vencerem concorrentes no mercado, usando a mais recente inovação ou lançamento atualizado.

Tendo o software adequado, os fabricantes podem focar nas tendências com antecedência e projetar resultados no tempo. Funcionalidades ERP avançadas, incluindo gerenciamento de vida útil do produto (PLM) para agilizar novas introduções de produtos, e planejamento de operações e vendas (S&OP) para melhor gerenciar complexidade, podem auxiliar fabricantes com visão de futuro a transformar estes desafios em oportunidades para se sobressaírem e superarem a concorrência.

Mas como atender às demandas? Para atender às demandas do cliente por velocidade, valor e novas introduções de produtos, é preciso fazer três melhorias fundamentais: 1.Otimizar a cadeia de fornecimento —Fabricantes modernos devem gerenciar suas cadeias de fornecimento com maior velocidade, escopo, agilidade, rastreabilidade e profundidade do que se poderia imaginar há uma década. Como a volatilidade econômica global exige maior flexibilidade geográfica e capacidade de gerenciar uma rede global de recursos, sua estratégia de cadeia de fornecimento deve incluir a capacidade de suporte a diversos idiomas, moedas e requisitos de conformidade, enquanto mantém visibilidade em uma ampla rede de fornecedores, prestadores de serviços e distribuidores. Como as questões de conformidade, responsabilidade e rastreabilidade trazem alto risco e preço elevados, é mais importante que nunca monitorar fornecedores e recursos de forma mais detalhada.

A única maneira de monitorar e gerenciar com eficiência uma rede tão complexa e manter a vigilância em programações e desempenho é por meio de soluções de fabricação. Você deve ser capaz de monitorar as condições de status atuais e, ainda, precisa antecipar situações e empreender ações preventivas para evitar potenciais entraves. Ao dominar a complexa tarefa de fornecimento de bens aos clientes com lucratividade, você pode expandir sua rede, mantendo um controle firme e obtendo visibilidade em detalhes críticos.

2. Otimizar recursos e estoque —Um depósito repleto de mercadorias não vendidas ou peças inutilizáveis é um investimento caro e arriscado para um fabricante. É essencial que você alcance um equilíbrio entre ter peças e produtos suficientes em estoque para satisfazer pedidos para curto prazo, mas não tanto que possa criar um consumo desnecessário no fluxo de caixa. Você pode obter esse equilíbrio aproveitando as soluções de estoque que ajudam a analisar, de modo rápido e preciso, o que você possui, prever o que será necessário, e fazê-lo de modo totalmente eficiente.

Uma solução de inteligência de negócios e gerenciamento de depósito pode fazer muito mais do que simplesmente auxiliar na previsão e demanda de produtos. Pode também contribuir com a compreensão do mix de produtos ideal e mostrar como a lucratividade de um produto se compara com a de outro, afim de manter um estoque sem ariscar a lucratividade.

3. Comprometer-se em controles de qualidade e excelência operacional —Os benefícios das iniciativas de qualidade dos fabricantes vão além de um interesse na redução de defeitos dos produtos, embora este seja um resultado altamente desejável. Um compromisso permanente com a qualidade possui um impacto positivo imediato na lucratividade, eficiência, fidelidade do cliente e uma gama de benefícios de desempenho inerentes.

A gestão de qualidade é particularmente importante em muitos segmentos de alta tecnologia, especialmente quanto à regularidade de funções (para especificações), alinhamento de peças de precisão e qualidade de desempenho digital ou elétrico de muitos itens eletrônicos. Controles de qualidade rígidos normalmente distinguem nomes de marca de imitações baratas.

Será preciso monitorar toda sua operação para garantir que todos os processos permaneçam coerentemente eficientes e confiáveis. Você precisa ainda fiscalizar obrigações contratuais com clientes, gerenciar garantias, adequar-se a legislações do segmento e atingir objetivos de resultados da fábrica.

Soluções de fabricação sofisticadas podem simplificar seus esforços de coleta, armazenamento e análise de dados, e tornar tais dados de fácil manipulação com ferramentas de inteligência de negócios inclusas. Adicionalmente, você pode ainda empregar soluções altamente flexíveis que permitem que as máquinas até mesmo conectem-se entre si. Esta abordagem abrange a telemática, conectividade M2M e a internet das coisas, que permitem que as máquinas usem sensores inteligentes para retransmitir informações de volta para o sistema de fabricação.

. Por: Lisandro Sciutto, diretor sênior de produtos para a Infor LATAM.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira