Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2015 - 08:03

OpenTech fecha contrato com a Aliança, do Grupo Hamburg Süd


Braço da companhia alemã no Brasil, a Aliança contará com as soluções de gestão logística e gerenciamento de risco totalmente adaptadas às especificidades do transporte de contêineres.

No ranking das 15 maiores companhias de transporte de contêineres do mundo, a alemã Hamburg Süd conta agora com as soluções da OpenTech para aprimorar seu controle logístico. O contrato firmado com a Aliança, empresa de navegação do Grupo Hamburg Süd que opera com navios de bandeira brasileira, prevê a internalização do sistema de gerenciamento de risco, antes sob responsabilidade dos parceiros e prestadores de serviço, e a renovação e modernização das ferramentas e softwares de logística.

Além do OpenSIL, serviço avançado de gestão que oferece a automatização e o controle dos processos logísticos com informações detalhadas da jornada, o novo cliente contará também com o OpenCadastro (verificação de dados cadastrais de veículos da frota e motoristas), o OpenGR (rastreamento de cargas e monitoramento de segurança), a Base UTI (serviço diferenciado para monitoramento e rastreamento de cargas críticas, com foco nos principais alertas e indicativos de riscos de roubo da carga) e o OpenUniversidade (e-learnings e treinamentos).

A capacidade da OpenTech de adequar os softwares e serviços de acordo com as regras específicas para o controle de contêineres da Hamburg Süd foi um dos pontos essenciais para o fechamento do negócio. “De forma inédita no Brasil, customizamos um software para fazer a gestão de contêineres e atender rigorosamente a necessidade do cliente. O processo profissional e bem estruturado para o desenvolvimento de soluções integradas, usando as melhores práticas e ferramentas, tanto em projetos quanto em produtos, comprova a nossa flexibilidade. E este foi um fator determinante para ‘moldarmos’ os produtos de acordo com as exigências da Aliança e da Hamburg Süd”, diz o diretor Comercial da OpenTech, Eduardo Oliveira de Sousa.

Segundo o diretor, o negócio teve ainda outros diferenciais. O OpenUniversidade é um deles. “Além da contratação da ferramenta no formato atual, com os recursos já disponíveis, o cliente terá acesso a trilhas específicas para seus treinamentos. Vamos adaptar o produto para atender tanto as rotinas e procedimentos dos diferentes operadores que prestam serviço à Aliança e Hamburg Süd no Brasil quanto às determinações e regras da própria empresa e de seus clientes”, informa Eduardo.

Na lista de quesitos que levaram à escolha da OpenTech estão também o amplo portfólio de produtos integrados para o segmento, com a possibilidade de contratação de novos serviços, um datacenter estável com dois sites atuando de forma redundante e online (backup site), uma área de projetos bem estruturada e uma equipe robusta com mais de 70 profissionais dedicados ao desenvolvimento de produtos.

Torre de Controle —Entre os diferenciais oferecidos à Aliança e à Hamburg Süd, nenhum pode ser considerado tão inovador quanto a Torre de Controle. Com o objetivo de centralizar os trabalhos e garantir que o potencial de todas as ferramentas contratadas seja explorado em sua totalidade, a OpenTech manterá um gestor logístico dedicado exclusivamente às operações do cliente, atuando na sede da empresa. “Vamos ter um profissional nosso operando in loco e em conjunto com a equipe da Hamburg Süd”, explica o diretor Comercial Eduardo Oliveira de Sousa.

Fernando Camacho, Gerente Nacional de Operações Intermodais da Hamburg Süd Brasil

Além de garantir que cada cliente da Aliança e da Hamburg Süd tenha suas necessidades atendidas, o gestor logístico da Torre de Controle irá elaborar um Plano de Gestão Logística que garanta melhorias nos resultados da empresa, com foco na redução de custos e otimização de processos. A implantação de controles diários, boletins, mapeamentos da operação e treinamentos também estão no escopo, assim como a missão de fomentar o uso das ferramentas da OpenTech por toda a equipe da Hamburg Süd. “Vamos compartilhar com eles o nosso know how de gestão para garantir o sucesso da Torre de Controle. Este será o grande diferencial da operação, devido à diversidade de transportadoras e clientes atendidos em consonância com as regras específicas do cliente”, explica Eduardo.

“As soluções de Gerenciamento de Risco e Logístico da OpenTech serão ferramentas importantes para atender as necessidades da Aliança e da Hamburg Süd no que tange a confiabilidade, produtividade, visibilidade e qualidade de nossos serviços aos nossos clientes. Além disso, continuaremos a expandir nossas operações intermodais com robustez e consistência”, explica o Gerente NacionaI de Operações Intermodais Fernando Camargo, da Hamburg Süd Brasil.

Na foto, Fernando Camacho, Gerente Nacional de Operações Intermodais da Hamburg Süd Brasil

OpenTech [opentechgr.com.br], a OpenTech atua no segmento de Gestão Logística e Gerenciamento de Risco em transportes, com soluções completas em Software e GR que abrangem todos os processos de movimento de mercadorias, entre eles rastreamento de veículos, monitoramento de carga, gestão corporativa da transportadora, gestão de risco, prevenção de acidentes rodoviários, controle da jornada dos motoristas, gerenciamento de fretes e estoques. Referência no mercado de logística e gestão de riscos, a OpenTech continua apostando nos atributos que garantiram saltos de crescimento e qualidade em pouco mais de uma década: profissionais experientes, alta tecnologia e excelência no atendimento.

Cerca de 15% do faturamento investido em Pesquisa e Desenvolvimento de softwares | . Mais de 3.000 clientes em todo o país | . Mais de 300 mil viagens rastreadas por mês no Brasil e no Mercosul | . Mais de 150 mil veículos e motoristas cadastrados | . Mais de 600 colaboradores em todo o país.

A Hamburg Süd é líder no segmento de transporte marítimo de contêineres na Costa Leste da América do Sul e uma das maiores empresas de navegação do mundo. Foi fundada em 1871, em Hamburgo, ofertando serviço mensal de transporte de carga da Alemanha para o Brasil e para La Plata. A companhia também foi responsável pela vinda de milhares de imigrantes alemães para o Brasil ao longo dos séculos XIX e XX.

No final da década de 40, a Hamburg Süd foi adquirida pelo Grupo Oetker. A empresa é considerada uma das maiores do grupo operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para Europa.

Aliança Navegação e Logística —A Aliança Navegação e Logística foi fundada em 1950 por Carl Fisher. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd. Em 1999, a Aliança retoma o transporte de cabotagem no Brasil, que até então era subutilizado.

Entre 2013 e 2014, a Aliança reestruturou sua frota de cabotagem com um investimento de R$ 700 milhões na compra de 6 navios porta-contêineres com capacidades que variam de 3.800 TEUs a 4.800 TEUs. Atualmente, a empresa conta com 13 navios em operação no serviço, com amplo atendimento em 15 portos de Buenos Aires até Manaus, e um total de 104 escalas mensais.

A Aliança é market leader na cabotagem e possui uma carteira de clientes que vai do arroz ao zinco, com grandes, pequenas e médias empresas e em praticamente todos os segmentos do mercado, com destaque cada vez maior para os segmentos de bens de consumo duráveis. No ano passado, obteve um faturamento de R$ 3,6 bilhões e movimentou 710 mil contêineres.

A empresa tem forte atuação no mercado externo, com 25 navios porta-contêineres que fazem a rota internacional, distribuídos em 9 serviços. Além disso, oferece o transporte de granéis (fertilizantes, grãos e minérios), onde são utilizados 8 navios com capacidade que vão de 38 mil toneladas a 45 mil toneladas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: