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08/08/2015 - 06:38

Comércio on-line impulsiona vendas de lojas


Marca Homem da Terra cresce em vendas com serviço diferenciado na internet.

Nem a desaceleração vivida pela economia brasileira fez com que as vendas pela internet estacassem. Com o contínuo crescimento do e-commerce, que intensificou o índice de gastos on-line, as vendas do setor chegaram a R$ 35,8 bilhões em 2014, segundo a empresa especializada em informações do comércio eletrônico E-bit. Com o resultado, o e-commerce obteve crescimento de 24% sobre o faturamento de 2013. A estimativa de crescimento para 2014, até novembro do ano passado, era de 20%. A tendência é que cada vez mais empresas migrem para o setor digital em 2015, em uma tentativa de capitalizar sobre este segmento de tão rápido crescimento.

A Homem da Terra é um exemplo de marca que enxergou isso com antecedência e soube aproveitar o potencial da internet para crescer e aumentar sua exposição. Há mais de 15 anos no mercado de Niterói, a loja especializada no comércio dos mais variados tipos de produtos ligados à saúde e ao bem estar lançou em 2009 sua loja virtual e em menos de um ano já ultrapassava a loja física em vendas. Atualmente, são aproximadamente 45 mil clientes cadastrados espalhados por todo o Brasil e que são atendidos com o melhor frete em relação à concorrência e que atende a todo o território nacional.

A loja virtual começou com apenas um colaborador. Hoje é operada por seis funcionários e é referência no Rio de Janeiro na venda de produtos naturais, cosméticos e suplementos alimentares e fitoterápicos. Nesse ano, a loja apresentou um aumento de 10,20% em relação ao ano passado. Já em relação ao seu ano de lançamento (2009), o crescimento foi de 2850%. Pensando também na segurança dos dados de seus clientes, a Homem da Terra implantou no site a plataforma e-rede, a forma mais segura de pagamentos pela internet, somando mais uma opção às diversas formas para pagar já oferecidas pela loja.

A ideia de comercializar na internet surgiu após uma visão de André Basile, o jovem empresário proprietário da marca, de que o mercado à época do lançamento da loja na web não atendia bem o público que consome uma alimentação saudável. Além disso, o empresário buscava novos desafios e inovar em seu negócio.

“Eu atuo na área de TI desde os 17 anos e com esse conhecimento, trabalhei durante dois anos à noite, em casa, estruturando e aperfeiçoando o site. Depois da 1ª semana do site online foi realizada a primeira venda. Nem acreditei que tinha funcionado! Inclusive, tenho esse pedido guardado até hoje”, afirma André sobre a entrada da Homem da Terra na internet.

Além da segurança, a Homem da Terra oferece todos os meios para que seus clientes possam ser ouvidos e dar opiniões. O site da loja disponibiliza atendimento por chat online, por e-mail e pelas redes sociais, como o Instagram, Skype e Facebook - este último já conta com mais de 15 mil seguidores. “A satisfação do nosso cliente é prioridade. Por isso buscamos oferecer um serviço de excelente qualidade em todas as etapas, desde o cadastro até o pós-venda”, explica o empresário, que conta também que já está adaptando o site para a plataforma mobile e que essa já representa 10% das vendas do e-commerce.

Ainda assim, André reconhece a importância da loja física para os negócios. Segundo ele, a loja, pioneira no seu segmento em Niterói, é um laboratório para testar o que vai ser um sucesso de vendas na internet. “O contato direto com o consumidor ainda é a melhor ferramenta para dizer se o produto vale a pena ser comercializado no site. Além do mais, tudo o que é mais difícil de achar nas lojas tradicionais de produtos naturais nós temos interesse em vender na nossa loja virtual”.

E para 2015, o empresário está apostando também numa volta às origens da marca. A loja planeja aumentar a linha de produtos orgânicos, sem glúten, sem lactose e veganos, comprando produtos orgânicos de cooperativas, pequenos produtores e indústrias sustentáveis, além de colocar todos os produtos que vende a granel na sua loja virtual.

“Hoje nosso desafio é crescer sem perder a qualidade. Queremos mostrar ao consumidor que é possível ter uma boa alimentação sem apelar para produtos com muita química e ingredientes artificiais”, finaliza André.

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