Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2015 - 07:40

CTC/PUC-Rio vence Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2015

E Prof. Elói Fernández y Fernández, diretor do Instituto de Energia da PUC, recebe o título de “Personalidade Inovação do Ano” conferido pela agência. “Sistema autônomo de limpeza e inspeção de risers (AURI)” foi o escolhido na categoria mais disputada do prêmio, voltada para instituições de ciência e tecnologia nacional.

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) foi o grande vencedor do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2015, cuja cerimônia de entrega foi realizada na manhã do dia 06 de agosto(quinta-feira), no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Com dois projetos entre os três que disputavam a categoria I “Inovação Tecnológica desenvolvida por instituição de ciência e tecnologia nacional”, as chances de vitória eram de fato superiores. Da Universidade, concorriam os projetos “Efeitos Geomecânicos em reservatórios e rochas adjacentes causados pela produção – Fase II” e “Sistema autônomo de limpeza e inspeção de risers (AURI)”, sendo este último considerado o melhor entre os três finalistas, escolhido por um comitê integrado por profissionais do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ) e Coppe/UFRJ. Dos 55 trabalhos inscritos nas três categorias, esta ficou com 42 concorrentes para a seleção dos finalistas, revelando-se a mais concorrida do prêmio.

Além desta vitória, o diretor do Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC) e professor do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio, o Prof. Elói Fernández y Fernández recebeu o título de “Personalidade Inovação do ano”. Em seu discurso, agradeceu a todos que, junto com ele, colaboraram na formulação, implantação e consolidação dos instrumentos e mecanismos de apoio e financiamento das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com base nos recursos e riquezas promovidas pela indústria de petróleo e gás. Além da atividade acadêmica, o Prof. Elói Fernández y Fernández é diretor-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP).

O projeto premiado “Sistema autônomo de limpeza e inspeção de risers (AURI/Autonomous Underwater Riser Inspector)” é composto por uma família de robôs para limpeza e inspeção completa de dutos verticais. São três opções que foram desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção (CPTI) do CTC/PUC-Rio em parceria com a Petrobras: um robô elétrico que inspeciona dutos até 300m de profundidade, subindo e descendo com cabos umbilicais e trusters para autopropulsão; um robô autônomo que pode ir até três mil metros de profundidade, com movimentação a partir da flutuabilidade positiva e negativa; e um limpador de potência hidráulica com escovas rotativas para uso nos primeiros 50 metros dos dutos.

O Prof. Jean Pierre Von der Weid, do CETUC (Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio), líder do projeto vencedor, ressaltou o trabalho em equipe ao receber o prêmio: “O nosso espírito de cooperação de décadas entre o Cenpes (Centro de Pesquisa da Petrobras) e a PUC-Rio — aliado à criatividade, inovação, integração e fidelidade ao lema “Nós todos somos um” — nos trouxe até aqui. Torço para que continuemos nossa contribuição rumo à nossa independência tecnológica”.

Em sua terceira edição, o Prêmio ANP já é reconhecido como um título de excelência, pois incentiva e reconhece o trabalho de instituições de pesquisas e empresas que desenvolvem soluções inovadoras para a indústria brasileira do petróleo, gás natural e biocombustíveis. Todos os projetos concorrentes foram beneficiados pela cláusula de P&D (pesquisa e desenvolvimento) que consta nos contratos de concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Ela estabelece a obrigação do concessionário realizar despesas qualificadas como pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de interesse para o setor de petróleo, em montante equivalente a 1% da receita bruta dos campos em que é devido o pagamento da participação especial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira