Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2015 - 07:32

Coletivo Trëma e Bárbara Wagner são os ganhadores da 3ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

O Instituto Moreira Salles e a revista ZUM anunciaram no dia 05 de agosto(quarta-feira), os dois projetos ganhadores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2015: Memento, do coletivo Trëma;

O projeto pretende reconstituir as memórias de imigrantes que chegaram ao Brasil nos últimos anos, com fotografias feitas aqui e nos seus países de origem.

Mestres de cerimônias 2015-2016, de Bárbara Wagner — A artista irá documentar a combinação de realidade e fantasia que envolve a vida dos jovens MCs dos movimentos de Brega Funk e Funk Ostentação.

Além da qualidade artística de cada projeto, também foram avaliadas pela comissão julgadora a qualificação dos candidatos e a viabilidade prática da proposta. Neste ano, o edital recebeu 479 projetos, enviados de todas as regiões do Brasil e por brasileiros residentes no exterior.

O objetivo da premiação é fomentar o trabalho de artistas e fotógrafos no campo da fotografia, nas mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Cada selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 65 mil e terá oito meses para desenvolver o trabalho. O resultado final dos projetos selecionados será incorporado ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles.

Nas edições anteriores, os projetos contemplados pela Bolsa de Fotografia ZUM/IMS foram Postais para Charles Lynch, do Coletivo Garapa (2014); Desvio, de Helena Martins-Costa (2014); Zoo, de João Castilho (2013); e Microfilme, de Letícia Ramos (2013).

Os vencedores: Coletivo Trëma (São Paulo/SP – 2013) —O coletivo foi formado em 2013 pelos fotógrafos Filipe Redondo, Gabo Morales, Leonardo Soares e Rodrigo Capote. Dedicado à fotografia documental e editorial, produz histórias que discutem temas da sociedade brasileira, com especial interesse em manifestações identitárias, tradicionais e contemporâneas, no ambiente comunitário.

Bárbara Wagner (Brasília/DF – 1980) —Mestra em artes visuais pelo Dutch Art Institute (Holanda) em 2011, sua prática em fotografia está centrada na representação da cultura popular, suas manifestações históricas e relações com a indústria cultural e de consumo.[www.ims.com.br] [www.blogdoims.com.br] www.revistazum.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira