Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2015 - 07:32

Morador de Niterói vence concurso do NO.V.A. e ganha viagem para Milão

Vencedor foi o que mais interagiu na plataforma digital, que já recebeu 3.660 ideias para a casa do futuro, e ainda está aberta para contribuições.

Niterói (RJ) —O projeto NO.V.A. – Nós Vivemos o Amanhã comemora hoje a marca de 3.660 ideias para a casa do futuro que será construída na Concha Acústica, em Niterói. Quem também tem motivos para comemorar é Miguel Santos, morador de Niterói que venceu o primeiro desafio desenvolvido na plataforma digital do projeto e ganhará uma viagem para visitar a Expo Milão, exposição universal que está sendo realizada na Itália e que conta com patrocínio da Enel. O NO.V.A. é uma iniciativa da distribuidora de energia Ampla, uma empresa da Enel. A lista completa dos vencedores pode ser conferida aqui [www.nosvivemosoamanha.com.br/vencedores]. A plataforma continua aberta para contribuições e, em breve, novos desafios serão lançados.

Miguel Santos foi o usuário que mais interagiu na plataforma, seguido por André Brandão, também de Niterói. Entre os cinco colocados estão também moradores de São Paulo e do Piauí. Os 50 primeiros do ranking terão seus nomes gravados em uma das paredes da casa e ganharão prêmios como equipamentos eletrônicos, miniaturas da casa e a planta do projeto assinada pelo arquiteto Arthur Casas. Além disso, os participantes que ficaram na primeira, segunda e terceira posições ganharão um estágio na equipe de execução do projeto da casa.

NO.V.A. em números —A plataforma de crowdsourcing do NO.V.A. [www.nosvivemosoamanha.com.br] já recebeu 240 mil visualizações da página desde o lançamento, em Novembro do ano passado. No total, 23 mil usuários de 106 países acessaram a plataforma, gerando mais de 16 mil comentários sobre as 3.660 ideias cadastradas por 4.942 usuários no site.

Por meio da plataforma, o público está contribuindo com soluções para a construção de uma moradia sustentável, com tecnologias inovadoras que possam facilitar a vida das pessoas e solucionar problemas que existem hoje. As ideias cadastradas envolvem temas como sistemas inteligentes, economia colaborativa, arquitetura verde e energia.

O investimento previsto no projeto NO.V.A. é de R$ 5 milhões, financiados por meio do programa de Pesquisa&Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica. A moradia será utilizada pela Ampla e parceiras para estudos de eficiência energética, além de funcionar como um living lab, testando novas experiências de consumo e convivência num modelo inédito. A casa será habitada por pessoas dispostas a colaborar com o projeto Nós Vivemos o Amanhã, com o objetivo de estudar o impacto da mudança de hábitos e da tecnologia no dia a dia. O NO.V.A. é uma parceria da Ampla com a Prefeitura de Niterói, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ).

A Expo Milão é a mais famosa exposição universal e está reunindo, este ano, 144 países em torno do tema 'Nutrir o Planeta, Energia para a Vida', que discute os desafios da alimentação, nutrição e desenvolvimento sustentável. O evento espera receber 20 milhões de visitantes. A Expo, realizada desde 1851 em diferentes países, reúne tecnologias e inovações que influenciem o desenvolvimento de áreas como a arte, educação, design, turismo e relações internacionais.

A Ampla Energia e Serviços S.A., uma empresa da Enel, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé somam a maior concentração do universo de 2,92 milhões de clientes atendidos pela companhia. A distribuidora também desenvolve um programa de Responsabilidade Social que é baseado no tripé da sustentabilidade, que abrange os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira