Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2015 - 07:59

Salão da Inovação premia as melhores soluções em TI

Este ano, o Salão da Inovação, tradicional premiação realizada durante o Rio Info, completa sete edições como um importante espaço para o reconhecimento de inovações em diferentes segmentos da tecnologia da informação. Ao longo das seis edições já realizadas, mais de três mil projetos brasileiros e internacionais já participaram e 17 foram premiados por apresentarem soluções tecnológicas inovadoras, como softwares e apps, com contribuições para com o dia a dia do cidadão e para melhores práticas do mercado de TI.

Segundo Alberto Blois, coordenador do Salão da Inovação no Rio Info, a premiação gera visibilidade para o projeto e permite aproximação com o mercado. “O ganho principal é a experiência e o networking. A possibilidade de contatos e validações de projetos, reengenharia de projetos e parcerias é infinita”.

A cada edição o Salão da Inovação premiou diferentes categorias. A 7ª edição terá como destaque a categoria “Projetos Inovadores”, focada no desenvolvimento de soluções, principalmente, as que utilizam as facilidades geradas pelas novas mídias.

Os projetos inscritos são selecionados e avaliados por uma banca formada por investidores, executivos de mercado, empresários e acadêmicos, que orientam diretrizes de forma a incrementar a taxa de sucesso dos novos empreendimentos. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulários eletrônicos específicos para empresas do Rio de Janeiro, de outros estados e internacionais.

Durante o Salão de Inovação também serão realizadas palestras com os temas: “O movimento de startups: sucessos e fracassos”; “Investimento ou clientes: o que eu quero?”; “Empreendi, e agora?”; “Relacionamento com investidores: a entrada e a saída”. Acompanhe a programação pelo site do Rio Info.

Confira um pouco sobre os projetos e empresas premiadas desde a primeira edição do Salão da Inovação.: 6ª Edição – 2014: Meu Tutor — Vencedor da trilha educação, o projeto é uma plataforma online focada na qualidade do ensino e desempenho dos alunos, voltada à aprendizagem personalizada e colaborativa.

Clubinho Salva Vidas — O portal gratuito foi destaque da trilha games. Ele tem como objetivo divertir e educar crianças a partir dos cinco anos sobre a temática segurança, por meio dos jogos infantis.

Trinks.com — O app desenvolvido pela empresa Perlink foi vencedor da trilha aplicativos. Consiste em um sistema de gestão para estabelecimentos de beleza e estética, com a criação do site e administração online da agenda. Conheça mais pelo site.

5ª Edição – 2013: SystemHaus — empresa de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, foi vencedora da trilha exportação com o software Antara para controle de exportações no setor do couro. Conheça mais.

CrowdMobi — O aplicativo mede o nível de experiência do usuário com as operadoras de telefonia móvel e gera dados sobre a qualidade dos serviços prestados. A inovação foi vencedora da trilha experiente.

Glam ST— A empresa uruguaia venceu a categoria startup com um aplicativo onde os usuários podem postar suas fotografias, para simulação de maquiagens.

4ª edição— 2012: Hand Talk - a empresa alagoana foi a vencedora do Prêmio da Inovação em 2012. Ela apresentou uma solução que converte textos de livros, jornais, revistas, SMS e sites para LIBRAS, além de permitir o entendimento do que as pessoas falam, por meio de um intérprete virtual.

3ª Edição – 2011: Intacto — A empresa do Distrito Federal foi a vencedora do Prêmio Inovação de 2011 com o software Qual Canal?, para medição da audiência de programas de TV com base nos comentários postados nas redes sociais. O sistema funciona integrado a tevês conectadas à internet.

2ª Edição – 2010: Fator de Performance — A premiada na categoria esportes, a solução é um assistente técnico virtual que interage em alto nível com técnicos e assistentes. Funciona em tempo real ou para análise de estratégias e permite uma avaliação matemática dos jogos de futebol para melhor compreensão do que ocorre em campo. A solução foi aplicada na CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

C4D— A solução desenvolvida pela PhDsoft Tecnologia armazena um histórico de inspeções e reparos para avaliar a integridade estrutural no presente e projetar sua situação no futuro. Com seu uso há uma redução de riscos de acidentes e desastres ambientais, assim como redução nos custos de manutenção. A solução, vencedora da categoria petróleo, foi aplicada na Petrobras.

ComTVD—Premiado na categoria TV digital, o framework de comunicação e colaboração para TV Digital é uma solução desenvolvida pela empresa Resolve e visa agregar recursos interativos de comunicação a quaisquer aplicativos para TV Digital.

Instalador Automático— Vencedora da categoria software livre, a ferramenta desenvolvida pela empresa Hostnet Internet ajuda a difundir recursos livres disponíveis na internet, onde clientes tomam conhecimento de sua existência e os benefícios que elas agregam aos seus negócios.

1ª Edição – 2009: Ninui — A plataforma gratuita de e-commerce para venda de produtos artesanais e de segunda mão, como os brechós e antiquários foi a melhor solução na categoria de redes sociais.

Trauma Zer0 — Asolução apresentada pela empresa iVirtua Solutions foi a vencedora da categoria Infraestrutura de TI. A ferramenta permite o gerenciamento e controle de computadores voltado para empresas de qualquer porte.

OWSE AF—Desenvolvido pela empresa OWSE, o framework auxilia as empresas desenvolvedoras de software a tornarem o processo mais eficiente. A solução foi vencedora da categoria desenvolvimento eficiente de sistemas.

Videolog — Foi vencedora na categoria distribuição de conteúdo com o portal de divulgação de vídeos totalmente nacional, criado antes mesmo do Youtube. O site ofereceria mais funcionalidades e ferramentas para os usuários do que o próprio portal americano. Em novembro de 2010, o Videolog se uniu ao portal de notícias brasileiro R7, do Grupo Record.

HD Externo Biométrico — A soluçãoda empresa Pronova apresentouo que permite realizarcriptografia especial, oferecendo mais segurança para os computadores. A inovação garantiu o prêmio na categoria segurança da internet.

O Rio Info, principal evento dedicado à Tecnologia da Informação e negócios no país, é realizado pela Riosoft, TI Rio e Assespro, com o apoio do Sebrae/RJ e Fenainfo. Os dados acumulados das doze edições anteriores somam mais de 15 mil participantes, duas mil empresas entre brasileiras (de 20 estados) e estrangeiras (16 países) e potencial de negócios de R$200 milhões. Todas as atividades do Rio Info 2015 estarão vinculadas a cinco trilhas de trabalho: “Sociedade digital”, “Empreendedorismo, inovação e negócios”, “Tecnologia da Informação – presente e futuro”, “Profissionais do futuro” e “Política de fomento à TI”.

Rio Info 2015 – 13º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios, de 15 a 17 de setembro, no Hotel Royal Tulip, Rua Aquarela do Brasil 75, São Conrado, Rio de Janeiro. Programação e informações e inscrições: www.rioinfo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira