Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2015 - 09:20

Empreendedor incubado na Incubadora do Tecpar tem mais chances de obter financiamento para inovação


O gerente da Intec, Gilberto Passos Lima, no equipamento de prototipagem de placas de circuito impresso da incubadora

Participar de um programa de incubação aumenta a chance do empreendedor obter recursos de linhas de financiamento de agências de fomento paranaenses para inovação. Isso porque para se enquadrar no processo seletivo e para desenvolver o negócio em incubadoras é preciso que o negócio se enquadre em alguns requisitos, que no caso da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), já são semelhantes aos exigidos pelos órgãos que financiam empresas inovadoras no estado.

Há nove critérios que a empresa deve atender para participar do processo seletivo da Intec, entre eles a inovação tecnológica proposta e a infraestrutura em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Essas informações, segundo o gerente da incubadora, Gilberto Passos Lima, devem estar relacionadas no Plano de Negócios entregue no momento da inscrição.

“Nosso modelo de incubação é voltado ao desenvolvimento de negócio com base na inovação, objetivo demandado também por agências de fomento do estado. Tendo uma boa ideia na cabeça, o empreendedor pode incubar o negócio para, obtendo maturidade na empresa, conseguir uma linha de financiamento para alavancar o empreendimento. Nosso processo de incubação contribui para que o empreendedor consiga esse pleito”, salienta Lima.

Os empreendedores contam no Paraná com o apoio de duas agências de fomento, a Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Na Fomento Paraná, há duas linhas de financiamento, a Inovacred, que financia até R$ 10 milhões para micro e pequenas empresas, e a Inovação MPE, que disponibiliza até R$ 20 milhões para micro e pequenas empresas que queiram inovar com a aquisição de soluções tecnológicas.

Já o BRDE trabalha com diversas linhas de repasse do BNDES, entre elas o financiamento para empresas e projetos com perfil inovador, com taxas de juros a partir de 6,5% ao ano. O banco tem uma política específica para análise desses projetos, que é o programa BRDE Inova, voltado a projetos inovadores que tenham como objetivo, entre outros, o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços.

As linhas da Fomento Paraná e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) podem ser vistas pelo site [www.fomento.pr.gov.br e www.brde.com.br].

Processo seletivo da Intec —A Intec está com inscrições abertas para o processo seletivo de empresas inovadoras que queiram incubar seu negócio no Instituto de Tecnologia do Paraná. São 45 vagas para empresas e empreendedores nos dois campi do Tecpar – na Cidade Industrial de Curitiba e em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. Os interessados contam com três modalidades de incubação: residente, não residente e residente coworking, em que o empreendedor compartilha as instalações da incubadora. | intec.tecpar.br/comoincubar.

A Intec —Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira de base tecnológica do Paraná e a quinta do país. Considerada uma das melhores incubadoras do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

Ao longo de seus 25 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a 91 empresas. No momento, cinco empresas passam pelo programa de incubação: EngeMOVI, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Grupo SaaS, 2IM Impacto Inteligência Médica e Beetech/Beenoculus.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira