Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

Petrobras batiza nova plataforma de apoio em Niterói


A Petrobras batizou dia 26, a unidade de manutenção e segurança Cidade de Armação dos Búzios, que está ancorada nas instalações da Marinha, na Ilha de Mocanguê, em Niterói, Rio de Janeiro. Primeira unidade do tipo SMU (Safety Maintenance Unity) a operar no Brasil, ela funcionará com os trabalhadores que participam dos reparos das plataformas fixas de Garoupa, Pampo e Namorado, entre outras, da Bacia de Campos. A proposta é aumentar a vida útil das plataformas fixas em operação, gerando aumento da produção de petróleo, com reforço para segurança dos trabalhadores embarcados, a partir da garantia da integridade das instalações.

Construída inicialmente para ser uma plataforma semi-submersível de perfuração, a nova unidade herdou características robustas. O sistema de geração elétrica tem capacidade de 9.000 kilowatts, o suficiente para abastecer uma cidade de 20.000 pessoas. Seu peso, de 21.514 toneladas, corresponde ao de 21.500 carros populares, e sua altura, de 42 metros, equivale a um edifício de 14 andares.

O contrato com a empresa Etesco Millenium, responsável pela construção da SMU, será de quatro anos, renováveis de acordo com o interesse da Petrobra. A previsão é que o Cidade de Armação dos Búzios comece a operar em janeiro de 2007. Com capacidade para abrigar 260 pessoas, a nova unidade comporta oficinas mecânicas e elétricas, área de pintura, alojamentos com refeitório, caldeirarias, além de uma unidade de conversão de água salgada para doce. Suporta até 1.000 toneladas para o depósito de materiais e equipamentos e está equipada com dois guindastes com capacidade de carga de 20 toneladas cada um.

Participaram do evento o gerente geral da Unidade de Negócio Bacia de Campos, Carlos Eugenio Melro da Resurreição, o gerente de Produção do Ativo Nordeste da Bacia de Campos, Cezar Henz. os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Monteiro e Lívia Arueira, executivos da Etesco e representantes da Marinha. A madrinha da embarcação foi a gerente de Suporte Técnico da Unidade de Negócios da Bacia de Campos Sueli Ueta.

Dados técnicos do SMU Cidade de Armação dos Búzios: Peso total: 21.514 toneladas (corresponde ao peso de 21.500 carros populares) | Capacidade de carga: 1.000 toneladas | Altura: 42,1 metros ( equivalente a um edifício de 14 andares) | Comprimento: 87,8 metros | Largura: 65,8 metros Sistema elétrico: Quatro geradores, com capacidade total de 9.000 kilowatts (o suficiente para abastecer uma cidade de 20.000 pessoas) | Capacidade de tratamento por dessalinização da água do mar: 100 mil litros/dia | Seis baleeiras para 102 pessoas cada | 12 botes para 25 pessoas cada | Um barco de resgate. | Crédito da foto: Geraldo Falcão / Divulgação Petrobras

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira