Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2015 - 08:33

Brasil tem representante na UNAOC- EF Summer School 2015

Gaúcho está entre os 75 jovens de diversas partes do mundo que irão debater desafios globais.

O gaúcho Ernesto Ferreira será o representante brasileiro na terceira edição da UNAOC-EF Summer School 2015 [http://unaocefsummerschool.org], projeto que a EF Education First promove em parceria com a Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC). Durante uma semana, Ernesto e outros 74 jovens de todo o mundo irão participar de um amplo diálogo além das fronteiras e formar uma rede de colaboração com pessoas de diferentes origens e culturas para desenvolverem habilidades para a construção da paz e da cidadania global. A UNAOC- EF Summer School 2015 será realizada no campus da EF em Tarrytown, Nova Iorque, de 13 a 20 de junho.

Assim, como os outros jovens selecionados, Ernesto está ligado a uma organização ou rede focada em transformações sociais: é fundador da organização Lusco-Fusco, onde atua, segundo ele, como “Engenheiro de Sonhos”. “Iniciamos os trabalhos em agosto do ano passado. Nosso slogan é: Somos jovens com um sonho: construir um novo dia. Trabalhamos com intervenções pontuais e trabalhos comunitários contínuos acontecendo em paralelo, tudo a partir da vontade do grupo. Como toda organização juvenil, temos um grande fluxo de voluntários e com métodos variados. No entanto, trabalhamos com uma essência muito forte: a sociedade como está não nos serve”, explica Ernesto. Segundo o jovem, até o momento, a organização já executou projetos em Porto Alegre e Curitiba, mas conta com voluntários em mais de cinco cidades.

Paralelamente ao trabalho com a Lusco Fusco, Ernesto Ferreira vem atuando na startup UrbanD, tecnologia brasileira desenvolvida na Singularity University para mudar a realidade da construção civil no mundo. “Utilizamos impressão 3D com concreto reciclado para atuar em comunidades e solucionar problemas de moradia”, conta. Mas antes mesmo da intensa semana que terá em Nova York, em função da UNAOC- EF Summer School, Ernesto já iniciou alguns contatos e planeja parcerias. “Por conta da EF Summer School estou iniciando um projeto, o New Generation Project. Estamos conectando projetos educacionais de pequeno e médio porte pelo mundo para gerar soluções a essas organizações. Estou tendo um grande apoio dos outros colegas da EF Summer School para estruturar o projeto”, comemora.

Para o gaúcho de 19 anos, que já se uniu a diversas organizações para desenvolver ações também em São Paulo, Rio de Janeiro, Montevideu (Uruguai) e Viña Del Mar (Chile), a participação na UNAOC EF Summer School será uma grande oportunidade de gerar conexões em escala global. “É a chance de desenvolver soluções com empreendedores sociais do mundo inteiro e aprender a analisar um determinado problema de pontos de vista completamente diferentes. É nesse espaço que surge a inovação e é nesse espaço que se muda o mundo”, completa.

O programa interativo da UNAOC-EF Summer School, que inclui workshops, debates e visitas, permite aos participantes compartilhar formas de lidar com os desafios sociais em diversas comunidades e religiões. A programação é focada, especialmente, nas melhores formas de compreender, gerenciar e promover a diversidade e em como aproveitar as diferenças para construir um mundo mais saudável, seguro, pacífico e inclusivo. Diferentes abordagens são aplicadas, incluindo narrativas, multimídia, negociação, teatro e empreendedorismo social.

Na primeira edição do projeto, dois brasileiros foram selecionados: o gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Marcelo Andrioti, da ONG Favela Mundo, e o capixaba Ricardo Dutra Gonçalves, que trabalha com fomento ao empreendedorismo e inovação social. No ano passado, a representante brasileira foi a mineira Mayra de Souza, que atuava como Coordenadora de Gerenciamento Estratégico e membro do conselho do Instituto Inconformados, que trabalha em prol da transformação social para as comunidades carentes de Belo Horizonte.

EF Education First —Fundada em 1965 com a missão de abrir o mundo através da educação, a EF Education First é uma empresa líder em educação internacional . Com 500 escritórios e escolas ao redor do mundo, a EF é especializada no ensino de idiomas, viagens educacionais, programas de graduação acadêmica e intercâmbio cultural. A EF é responsável pelo EF EPI [www.ef.com/epi], o mais abrangente índice mundial de competência em inglês, que avalia a proficiência de adultos ao redor do mundo. No Brasil desde 1987, a EF Cursos no Exterior possui escritórios próprios em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Fortaleza, Recife, Campinas, Curitiba e Porto Alegre, além de representantes e consultores espalhados por todo país.

A UNAOC —Formada em 2005 pelo ex-secretário geral Kofi Annan, a Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) tem como missão melhorar a compreensão intercultural e a cooperação entre países, pessoas e comunidades. [www.unaoc.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira