Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2015 - 06:53

Rio de Janeiro será sede de dois eventos globais de petróleo em outubro de 2015

Em outubro, o Rio de Janeiro se transformará na “Capital Mundial do Petróleo”. A cidade, que já é um marketplace internacional do setor, se prepara para sediar dois dos mais importantes eventos mundiais de energia: a edição brasileira da OTC, principal conferência global no setor de Offshore, e a reunião das “cidades de energia”, World Energy Cities Partnership (WECP), encontro anual de prefeitos das 22 cidades que tem a energia como setor econômico estratégico. O anúncio foi feito no dia 5 de maio(terça-feira), pelo presidente da Rio Negócios, Marcelo Haddad, o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Jorge Camargo, e pelo secretário- geral do IBP, Milton Costa Filho, durante coletiva de imprensa da Rio Negócios, na OTC.

Entre os dias 25 e 28 de outubro a reunião da WECP no Rio terá uma característica única, porque, além dos prefeitos e autoridades, reunirá também, as delegações comerciais das “cidades da energia”. Ainda em outubro, de 27 a 29, acontecerá a OTC Brasil, consolidando o papel de liderança da cidade no setor de petróleo na América Latina. Marcelo Haddad ressalta que essa sequência de eventos irá proporcionar um momento especial de networking de negócios para o setor no Rio. “Organizamos a reunião anual da WECP de forma a permitir uma integração com todos os atores da cadeia produtiva de petróleo. Nos primeiros dias, teremos painéis nos quais serão apresentados cenários das diversas áreas do setor de O&G. “Reservamos um dia para que prefeitos e delegações comerciais participem da OTC Brasil”.

A OTC Brasil é promovida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e terá o tema "O Atlântico: de leste a oeste - Um Oceano de Inovações". Durante três dias, serão abordados temas de exploração e desenvolvimento de petróleo e gás, sistemas de perfuração e poços offshore, produção submarina avançada, entre outros. “A ideia é que possamos reunir os principais especialistas do mundo, representando todos os aspectos da indústria de petróleo e gás offshore. O objetivo é elaborar uma conferência global e bastante abrangente”, explica o presidente do IBP, Jorge Camargo.

Para Haddad, “o Rio já faz parte do circuito internacional de negócios do setor. A cidade é o centro das decisões estratégicas das petroleiras que atuam no país e abriga um dos maiores polo de pesquisa e desenvolvimento do setor no mundo. Prova disso é que a cidade sedia há mais de 30 anos a Rio Oil & Gas Expo and Conference, um dos maiores eventos do setor no mundo. A 18ª edição do evento já está confirmada para outubro de 2016”.

Camargo destaca que o Brasil segue como um destino atrativo para investimentos, mesmo diante da maior concorrência no setor e da queda do preço do petróleo no cenário internacional. “O pré-sal, sobretudo, é bastante atrativo. O cenário atual indica que precisamos traçar uma agenda positiva em busca de competitividade”, completa.

Na OTC Houston, a delegação da Rio Negócios também realizou rodadas de apresentações das oportunidades de investimentos no setor de óleo e gás.

Rio Negócios — Agência oficial para atração e promoção de investimentos do Rio de Janeiro, a Rio Negócios identifica oportunidades de negócios, facilita novos investimentos e consolida inteligência de mercado para empresas interessadas em se instalar na cidade.

Desde o início da operação, em 2010, foram realizados projetos em 49 empresas, que representaram mais de R$ 7 bilhões em investimentos para a capital e 5,7 mil empregos diretos de alta qualificação. No período, também foram promovidos encontros com cinco mil companhias de 57 países, além de onze roadshows internacionais.

Marcelo Haddad —Executivo com 17 anos de experiência em empresas internacionais, como Tyco—ADT Electronic Security, HSBC, Citibank e PepsiCo.

Em 2009, iniciou sua atuação no setor público pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, desde 2010, na Rio Negócios.

É graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com especialização em Gestão de Negócios pela Harvard Business School.

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis(IBP)—Fundado em 1957, o IBP é uma organização privada, sem fins lucrativos e focada em promover o desenvolvimento da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis brasileira em um ambiente competitivo, sustentável, ética e socialmente responsável. Hoje, o IBP reúne mais de 240 empresas e profissionais associados, e é reconhecido como um importante fórum interlocutor da indústria para o conhecimento técnico e promoção no debate de questões relevantes do setor. Organizador dos principais eventos de petróleo e gás no Brasil, como a Rio Oil & Gas e a OTC Brasil, o IBP também desenvolve cursos técnicos, normas, certificação de serviços de inspeção e publicações técnicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira