Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2015 - 22:13

Fórum em Florianópolis debaterá Mobilidade Urbana

Palestrantes de vários países estarão no evento nos dias 27 e 28 de abril no auditório da OAB.

O Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana chega à 6ª edição em 2015. O tema deste ano será O Brasil e as Novas Diretrizes para a Mobilidade Urbana. Na programação, estão palestras com especialistas do Brasil e do exterior. Entre os temas estão questões como acessibilidade, planejamento urbano, saúde, seguros, equipamentos e infraestrutura (pontes, portos, túneis, vias, inteligência).

O evento que acontece nos dias 27 e 28 de abril no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Florianópolis pretende fomentar o debate de soluções para o problema da mobilidade urbana nas grandes cidades.

De acordo com o organizador do fórum, Hamilton Lyra Adriano, a ideia é mostrar exemplos bem sucedidos de mobilidade urbana no mundo. “Com essa iniciativa queremos inspirar soluções para diferentes realidades”, comenta. Para tanto, a palestra de abertura, contará com o arquiteto Alberto Varas, um dos responsáveis pelo projeto de revitalização do Porto Madero em Buenos Aires. Ele abordará o tema Planejamento urbano das cidades – enfrentando o crescimento demográfico.

O superintendente da Suderf - Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis Cássio Tanigushi também está entre os palestrantes. O desenvolvimento de regiões metropolitanas como alavancador do desenvolvimento macrorregional será o tema da palestra.

Na programação, estará ainda uma abordagem inicial sobre a Lei Federal 12.587 que trata das Políticas Nacionais sobre Mobilidade Urbana. Com isso, a ideia é que os gestores públicos estejam habilitados a aplicar e cumprir as exigências desta norma cujo prazo para execução expira este mês.

Confira os destaques do primeiro dia de evento: a visão do Ministério do Planejamento - Marco Antônio Vivas Motta vem a Florianópolis em 27 de abril. Às 13h30, ele apresenta a visão do ministério sobre o Plano Nacional de Mobilidade Urbana.

Marco Antonio Vivas Motta é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em engenharia de transportes pela mesma universidade. Além disso, foi diretor do Denatran e atualmente, é diretor do departamento de Cidadania e Inclusão Social da Secretária de transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério.

Modelos de Concessão - Newton Walter Gava abordará o tema na tarde de 27 de abril, às 16h20. Gava é graduado pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, com Mestrado em Planejamento de Rodovias. Atualmente, é diretor -geral da NK Engenharia de Transportes Ltda. No currículo, ele traz diversos estudos e projetos para concessões rodoviárias, além de vasta experiência como consultor técnico independente nas áreas de tráfego, transportes e segurança de transportes.

Logística para indústria - Mário Cezar de Aguiar faz palestra às 17h10. A Fiesc e suas tratativas técnicas para o fomento e apoio ao desenvolvimento da logística de distribuição da indústria catarinense é o tema abordado pelo empresário do setor da construção civil. Aguiar é também professor do curso de Engenharia Civil da Udesc desde 1983, vice-presidente da FIESC e presidente da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da mesma entidade.

Painel Especial da OAB – Será na noite de 27 de abril, a partir das 19h30min. O advogado e consultor jurídico Antônio de Arruda Lima coordena a discussão sobre Mobilidade Urbana e a Região Metropolitana. Lima é especialista em Direito Empresarial, com ênfase em planejamento e mobilidade urbana. Desde 2013, é presidente da Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana da OAB/SC. Além disso, é autor de artigos voltados para políticas de mobilidade, participou da elaboração do projeto de lei de criação da Região Metropolitana.

. 6º Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana, dias 27 a 28 de abril, no Auditório da OAB, Rua Av. Gov. Irineu Bornhausem, 4860 – Agronômica, Florianópolis (SC) | Inscrições: www.mobilidadenascidades.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: