Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2015 - 08:23

Estado do Rio divulga designers fluminenses em Milão

Profissionais vão participar do Rio + Design, que acontece entre os dias 14 e 19 de abril.

O Governo do Estado—por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico —, em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), vai levar 40 designers fluminenses para participar da mostra Rio + Design, que acontece em paralelo ao Salão do Móvel de Milão, um dos eventos mais importantes do setor. Em sua sétima edição, a feira terá como foco a exposição de objetos produzidos com madeira sustentável.

A mostra Rio + Design ocupará um espaço de 300 metros quadrados na Via Tortona, uma fábrica têxtil. Cerca de R$ 800 mil foram investidos na exposição, que acontece entre os dias 14 e 19 de abril.

Este ano, a mostra contará com a realização de encontros entre os profissionais fluminenses e empresários de Milão. A iniciativa busca estimular a realização de negócios, além de ampliar internacionalmente a divulgação dos designers do Rio de Janeiro.

—Este será o diferencial deste ano. Vamos receber os empresários que estiverem interessados em conhecer o trabalho dos nossos designers. Separamos o dia 15 para realizarmos este trabalho. Esta é uma possibilidade de concretizar parcerias e exportar produtos —disse a subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.

Para Guto Índio da Costa, responsável pela criação do espaço fluminense no Salão de Milão, a rodada de negócios será importante para ampliar as possibilidades de exportação do designer fluminense para o resto do mundo.

— Identificamos que existem indústrias brasileiras que têm capacidade de exportação, mas verificamos que há empresas que não conseguiriam competir lá fora por uma série de fatores. Então, uma maneira hoje muito comum e sustentável é exportar a propriedade intelectual. Isso significa que o designer feito no Brasil pode ser fabricado aqui, na Europa e nos Estados Unidos. As empresas estrangeiras poderão comprar o produto fabricado no país ou fabricá-lo lá fora — ressaltou o designer.

Novos talentos— Com apenas 24 anos, o designer Caio Bahouth, representante do estúdio Formigueiro, comemora a chance de poder apresentar seu trabalho na mostra.

— Enviamos duas peças, uma mesa de centro e uma luminária. Ambas foram feitas com madeira de demolição. É uma grande oportunidade para os designers fluminenses — disse Caio.

Participante de edições anteriores, Pedro Moog, da empresa Lattoog, considera a iniciativa do Governo do Estado uma “janela” para que a criação fluminense tenha maior projeção internacional.

—Já participamos de algumas edições. É uma oportunidade de termos contato com outras empresas. É um evento de grande visibilidade — afirmou o designer. | Julia Brito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira