Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2015 - 08:29

Instituto Embratel Claro premia vencedores do Desafio Tecnologia É Ponte

Iniciativa realizada em parceria com Changemakers Ashoka incentiva criação de projetos voltados para educação e inclusão.

O Instituto Embratel Claro anuncia os trabalhos vencedores do “Desafio Tecnologia é Ponte: diminuindo distâncias na educação”, iniciativa realizada em parceria com o Changemakers da Ashoka. Os três projetos que mais se destacaram foram F123, Projeto Digital Mente e Diocese de Santarém, que dividirão a premiação total de R$ 36 mil para investirem no desenvolvimento de suas ações.

"O Desafio Tecnologia é Ponte reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento da educação brasileira e com iniciativas que buscam diminuir a distância cultural que ainda temos no Brasil”, diz o Vice-Presidente do Instituto Embratel Claro, Oscar Petersen, destacando que o projeto fomenta, por meio do uso da tecnologia, novas práticas que possam superar as barreiras da distância, promovendo educação e inclusão mesmo nas localidades mais afastadas do País.

O projeto F123 consiste em um software de fácil utilização, com baixo custo de desenvolvimento e alta portabilidade, que possibilita democratizar o acesso à educação para crianças com deficiência visual, melhorando o contato com o mundo digital. Já a iniciativa Digital Mente visa difundir conhecimentos básicos de informática, promover da melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da autoestima para as pessoas com transtornos mentais leves, proporcionando maior interação no ambiente digital. O programa Diocese de Santarém fomenta ações de educomunicação com as escolas municipais de Santarém-PA, por meio de programas de rádio.

“A Ashoka acredita, por meio de seus programas, que uma educação democrática e inclusiva, que promova habilidades transformadoras, é um passo essencial rumo a um mundo mais sustentável”, comenta Claudia Duran, diretora da Ashoka Brasil.

O desafio distribuiu R$ 36 mil em prêmios e promoveu a troca de experiências entre os participantes, formando uma rede colaborativa de pessoas comprometidas com a educação, o aprendizado e a inclusão.

O desafio recebeu 101 projetos. Durante o programa, foram selecionados 44 trabalhos para a fase semifinal e 12 para a final. Nessa etapa, os idealizadores receberam monitoria com especialistas em redes sociais, captação de recursos, comunicação, planejamento financeiro, técnicas de educação e empreendedorismo social para aprimorarem seus projetos.

Sobre o Instituto Embratel Claro - O Instituto Embratel Claro, mantido pela Claro e pela Embratel Star One, tem como missão aliar as tecnologias da informação e da comunicação à educação e ao desenvolvimento social. A organização é o resultado da união realizada em setembro de 2013 entre o Instituto Embratel (criado em abril de 2001) e o Instituto Claro (aberto em junho de 2008).

Alinhada à premissa do Grupo América Móvil em ser uma organização que impacte positiva e permanentemente as comunidades que atende e das quais faz parte, o Instituto Embratel Claro atua em atividades que favorecem o desenvolvimento social, cultural e educacional. Além disso, apoia o desenvolvimento integral das comunidades, estabelece parcerias com institutos e fundações que se dedicam ao desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras e proporciona acesso à internet a cada vez mais pessoas.

O Instituto Embratel Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. Também é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.

Changemakers Ashoka - O Changemakers um programa da Ashoka que foca em mapeamento e ativação de redes de inovação, utilizando como principal ferramenta a tecnologia e a comunicação. A partir da visão de que cada um de nós é um agente de transformação, o Changemakers tem como objetivo conectar a rede da Ashoka com inovadores, estudantes, educadores, comunicadores – enfim, pessoas que queiram mudar a sua realidade – por meio de ferramentas online, como por exemplo, os desafios colaborativos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira