Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2008 - 11:57

Tecnologia brasileira ganha espaço na Educação a Distância

Ferramenta TalkAndWrite, desenvolvida em Santa Catarina, torna-se a segunda mais baixada por usuários do Skype, ganha reconhecimento do MEC e surge como uma alternativa para o Ensino a Distância.

Enquanto 2006 foi marcado pela explosão de alunos matriculados em cursos a distância no Brasil, o investimento em tecnologia voltada para o EaD marcou o ano de 2007. Para acompanhar o crescimento de 600% no número de alunos entre 2003 e 2006, o investimento feito no setor em 2007 girou em torno de R$ 60 milhões. Entre as tecnologias que se destacaram em 2007 e prometem aplicação ainda maior em 2008 está o TalkAndWrite. Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o software foi desenvolvido em Santa Catarina, já possui milhões de usuários no exterior e hoje está conquistando também o mercado nacional de Ensino a Distância.

Idealizado para uso em webconferências, a ferramenta brasileira já ultrapassou a marca de 1 milhão de downloads desde o lançamento, há pouco mais de um ano, e ocupa atualmente a segunda posição no ranking do Skype, com média de 5 mil a 6 mil novos usuários por dia. Traduzido em 27 idiomas, o software encontrou na Europa, na Ásia e no Pacífico o principal mercado consumidor. Porém, com o crescimento da rede de Ensino a Distância no Brasil, o software, que é o único brasileiro reconhecido como aplicativo Premium no Skype, está conquistando também educadores e alunos brasileiros. “A expectativa da Associação e-Learning Brasil é de que os investimentos em EaD cresçam 40% até 2010, somando cerca de R$ 3 bilhões em tecnologia e recursos para aprimorar o ensino. No ano passado, mais de 2 milhões de alunos estavam matriculados em cursos de EaD credenciados pelo MEC, o que representa que um em cada 80 brasileiros já estuda dessa forma. Nossa expectativa de mercado não poderia ser melhor”, comemora Marcelo Rezende, sócio-fundador da TalkAndWrite.

Entre as instituições de ensino que já utilizam a ferramenta TalkAndWrite para cursos a distância está a Universidade do Estado de São Paulo, através do programa Teletandem Brasil, para o ensino de línguas estrangeiras. Iniciado em agosto de 2006, o Teletandem Brasil coloca alunos universitários brasileiros que querem aprender outra língua em contato com alunos universitários do Canadá, França, Itália e EUA que estão aprendendo o português. Segundo João Telles, coordenador do projeto, o uso da ferramenta TalkAndWrite tem facilitado a comunicação entre os alunos, uma vez que permite usar voz, texto e imagens ao mesmo tempo, em tempo real. “Em novembro do ano passado, a empresa gentilmente nos cedeu algumas licenças gratuitas do TalkAndWrite. Os alunos que já usaram a ferramenta ficaram muito entusiasmados com a facilidade e a eficiência pedagógica que ela oferece. É fácil de usar, tem uma interface jovem, lúdica e simples, e funciona para o usuário, evitando que ele se torne escravo do aplicativo para tentar descobrir como funciona”, explica.

A tecnologia - Classificado como ferramenta whiteboard, o TalkAndWrite permite simular a interação de até dez pessoas trabalhando lado a lado sobre um mesmo documento. Ou seja, ele possibilita que pessoas apontem, escrevam, desenhem, grifem, apaguem e digitem sobre qualquer documento, de qualquer extensão. É como se as pessoas estivessem frente a frente, discutindo, trocando idéias e as aplicando sobre um mesmo documento, impresso ou virtual. “O TalkAndWrite é como se fosse uma folha de papel sobre a qual várias pessoas podem fazer anotações simultaneamente e discutir situações ao mesmo tempo em que vêem expressões faciais de quem interage, ainda que se encontrem em localidades geograficamente opostas no globo terrestre”, explica Rezende.

“No ensino específico de idiomas, o TalkAndWrite permite trabalhar dentro das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever. Quando o aluno lê um texto em língua estrangeira, é possível apontar as palavras que não foram pronunciadas corretamente. Quando há erros ortográficos, é possível grifá-los imediatamente”, afirma Maria Thedim, professora e assessora em idiomas na grande Florianópolis. Como parceira da empresa no aprimoramento da solução, ela utiliza a ferramenta há aproximadamente dois anos, tanto no ensino quanto no trabalho em conjunto com equipes de tradutores. “Essa ferramenta agiliza enormemente o trabalho de revisão de textos. Trabalhando junto com o Skype, vemos, ouvimos e trabalhamos no texto em tempo real”, completa.

O fato de ser um software desenvolvido com base em um programa gratuito como o Skype também é um grande diferencial do TalkAndWrite. “Não há um país sequer no mundo atual que não tenha usuários do Skype. Optamos por desenvolver nosso produto como um complemento desse comunicador porque as pessoas já estão acostumadas com o seu uso. A idéia sempre foi facilitar, ao máximo, a utilização da nossa ferramenta. Dessa forma, o usuário economiza tempo e paciência na descoberta das utilidades do software, concentrando seus esforços na intenção principal: a troca de informações. O Skype já oferece o suporte básico para o TalkAndWrite, que é a comunicação via voz e texto. O que fizemos foi ampliar seu uso, e permitir, inclusive, que as informações trocadas sejam arquivadas e impressas”, explica Rezende.

“Em especial para o Ensino a Distância, o TalkAndWrite apresenta-se de forma muito eficiente no compartilhamento de anotações. Tudo que é escrito pode ser gravado e impresso, fazendo com que o aluno possa acessas suas anotações tanto na tela quanto no papel”, completa João Telles que, em fevereiro e março, realizará palestras a respeito do Projeto Teletandem Brasil em universidades da Alemanha e da Itália, e apresentará as facilidades do uso da ferramenta TalkAndWrite.

A empresa - A TalkAndWrite é uma empresa brasileira de base tecnológica. Em novembro de 2005, a empresa iniciou o desenvolvimento do software e, em maio de 2006, passou a fazer parte do grupo de empresas incubadas no Midi Tecnológico de Florianópolis (SC). Em julho de 2006, foi convidada a apresentar a versão Beta do software na Sociedade Brasileira para o Progresso de Ciência (SBPC), e em setembro de 2006 a versão Gold do software foi lançada no mercado. Em dezembro de 2006, com o lançamento do Skype 3.0, o TalkAndWrite foi o único plug-in brasileiro convidado a fazer parte da lista do Extras. Em abril de 2007, o plug-in recebeu a certificação Skype e foi promovido à posição Premium. || www.talkandwrite.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: