Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2015 - 08:07

Com.Domínio Digital abre inscrições para programa de inserção profissional

De alunos da rede pública do Rio de Janeiro.

Estão abertas as inscrições para o Com.Domínio Digital, voltado para a formação e o encaminhamento de jovens entre 17 a 24 anos para o mercado de trabalho. O projeto - coordenado pelo Instituto Aliança e patrocinado pela Chevron - é totalmente gratuito e voltado para alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro que cursem o terceiro ano do ensino médio ou que já tenham concluído o curso.

O objetivo principal da iniciativa é auxiliar no planejamento da carreira, que resulte no acesso ao primeiro emprego. Os alunos do Com.Domínio Digital cumprem uma programação dividida em seis módulos, que abordam os temas identidade, integração, comunicação, trabalho e ética e cidadania. Ao final de cada etapa, os jovens precisam apresentar um trabalho para demonstrar o que aprenderam, por meio da utilização de recursos da tecnologia da informação. As aulas são ministradas nos três núcleos do programa, localizados nos bairros de Campinho, Jardim América e no Centro.

No início de fevereiro, 211 jovens da turma de 2014 do Com.Domínio Digital receberam seus certificados. Desse total, 70 já estão inseridos no mercado de trabalho. As principais contratantes são empresas dos setores de serviços e indústria, entre elas a Chevron, que admitiu seis jovens da última. Desde 2010, mais de 400 jovens foram inseridos no mercado de trabalho no Rio de Janeiro com o auxílio do programa.

“Buscando cada vez mais reforçar seu apoio a iniciativas que incentivam a qualificação profissional, a Chevron se orgulha de patrocinar, desde 2010, o projeto Com.Domínio Digital, que a cada ano conquista resultados de empregabilidade juvenil no Estado do Rio de Janeiro.”, afirma a Supervisora de Responsabilidade Social da Chevron, Ana Lopes.

As inscrições para a turma 2015 do Com.Domínio Digital podem ser feitas por telefone (2441-1744), das 8h às 17h. Os interessados precisam agendar visita a uma das três unidades do programa (Campinho, Jardim América e no Centro), quando terão oportunidade de conhecer o projeto e preencher a ficha de inscrição. O início das aulas está programado para a última semana de abril.

“O objetivo desse primeiro contato é apresentar a nossa programação ao longo do ano e tirar dúvidas dos interessados”, explica Raquel Veiga, coordenadora do Com.Domínio Digital no Rio de Janeiro.

O Instituto Aliança com o Adolescente, sediado em Salvador (BA), foi fundado em 2002 e é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem como missão educar jovens, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável em âmbito nacional. Caracterizado como uma típica instituição da era do conhecimento, o Instituto desenvolve e aperfeiçoa metodologias e produtos educacionais e contribui com políticas dirigidas a adolescentes e jovens. Em 2014 o Instituto Aliança atuou em 20 estados, beneficiando 72 mil jovens. [www.institutoalianca.org.br/dominio_digital].

Com.Domínio Digital -Coordenado pelo Instituto Aliança com o Adolescente, o Com.Domínio Digital visa à inserção de jovens no mundo do trabalho por meio da capacitação profissional, tendo como foco a preparação para o mundo do trabalho, através do desenvolvimento de competências/habilidades, pessoais, sociais, cognitivas e produtivas. O desenvolvimento dessas competências habilita os participantes a redirecionarem suas vidas, por meio do aproveitamento de oportunidades do mercado de trabalho local. O Com.Domínio Digital está presente em oito estados, e no Rio de Janeiro está instalado nos bairros de Jardim América, Centro e Campinho, recebendo o apoio da Chevron, do HSBC e da Safran.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira