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27/02/2015 - 08:16

Prefeito vistoria o Túnel Rio 450, o primeiro subterrâneo da cidade


O prefeito Eduardo Paes realizou no dia 26 de fevereiro(quinta-feira), a última vistoria do Túnel Rio 450, na Região Portuária, antes de sua inauguração, marcada para o próximo domingo, dia 1º de março, aniversário da cidade. Batizado em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, o túnel é o primeiro subterrâneo na cidade (com 40 metros abaixo do nível do mar no trecho mais profundo) e conta com sistema de monitoramento de alto padrão tecnológico.

O túnel tem três faixas e vai operar em sentido único, do Centro para o Viaduto do Gasômetro. Com 1.480 metros de extensão ligando a Rua Primeiro de Março, na altura do I Distrito Naval, à Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense, o novo túnel integra a Via Binário do Porto, primeira grande obra do Porto Maravilha entregue pela Prefeitura do Rio à cidade, em novembro de 2013, e deverá receber um fluxo projetado de 55 mil veículos por dia. A velocidade máxima permitida será de 60 Km/h.

O prefeito caminhou por toda a extensão do novo túnel e acompanhou de perto os últimos detalhes para a entrega da via. Ele estava acompanhado do secretário- executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho Teixeira; do secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani; do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), Alberto Silva; e do diretor-presidente da Concessionária Porto Novo, José Renato Ponte.

— O túnel está totalmente pronto. Esse será um grande presente para os cariocas no dia do aniversário da cidade, que está retornando às suas origens. O Binário já foi uma demonstração do que vai acontecer com a região, mas esse é o primeiro de três túneis que estamos fazendo aqui e que já vai melhorar a vida das pessoas. A população terá uma mobilidade melhor, com mais transportes públicos, e uma cidade melhor, com uma área bem no Centro do Rio, tão histórico e tão importante, totalmente revitalizada — disse Paes.

O Túnel Rio 450 será monitorado por dois centros de controle: de equipamentos, instalado sob a Praça Mauá em um prédio subterrâneo de três andares; e o Centro de Controle de Operações (CCO) da Porto Novo, na Rua Pedro Alves, que já monitora todo o tráfego e ocorrências na região desde 2011. Integrado ao Centro de Operações Rio (COR), o CCO assumirá o monitoramento das 32 câmeras instaladas no novo túnel e o acionamento dos serviços. A concessionária manterá equipes 24 horas por dia estrategicamente posicionadas na entrada e na saída do túnel para garantir o rápido atendimento das ocorrências.

A construção, por escavação e detonação em rocha (com 680 procedimentos de implosão), teve início em outubro de 2012 e empregou grupos de até 500 operários no pico da obra. Aproximadamente 70% do material escavado foi reutilizado nas obras. Em paralelo à sua extensão, há um túnel auxiliar de segurança de 821 metros com sete saídas de emergência para evacuação e acesso de equipes de socorro em caso de incidentes.

Com a inauguração do túnel, as regiões Portuária e do Centro sofrerão alterações de trânsito e transporte, com modificações nos itinerários de 93 linhas de ônibus (43 municipais e 50 intermunicipais).

—Teremos uma grande alteração, mas todas as 93 linhas já caminham para o cenário futuro e definitivo após a entrega de todas essas obras na região central da cidade. A inauguração desse túnel será um grande ganho para a população que desce pela Rua 1º de Março, uma via que tem estado muito sobrecarregada devido aos outros fechamentos. Com o novo túnel, a saída do Centro melhorará muito, principalmente para quem utiliza carro, pois será uma saída expressa para a Via Binário e a Avenida Brasil — explicou o secretário de Transportes, Rafael Picciani.

A inauguração do Túnel Rio 450 e a continuidade das obras de infraestrutura e do passeio público na Avenida Rodrigues Alves alteram sentido de vias na Região Portuária. A operação de trânsito em toda a região do Centro será reforçada. No dia 1º de março, 66 operadores da Concessionária Porto Novo, agentes de trânsito da CET-Rio e guardas municipais serão destacados para manter a fluidez, ordenar cruzamentos, coordenar desvios e bloqueios de vias. Sete painéis de mensagens variáveis fornecerão orientação aos motoristas informando interdições, melhores rotas e condições do tráfego. Onze viaturas, nove motocicletas e quatro reboques posicionados em pontos estratégicos permitirão rápida remoção de veículos com problemas mecânicos.

Até o dia 5 de março, agentes educativos vão distribuir 600 mil folhetos explicativos sobre a mudança no trânsito e orientar os usuários sobre a localização dos novos pontos e itinerários dos ônibus. Faixas e placas em pontos estratégicos também indicarão os sentidos e rotas sugeridas. | Juliana Romar.

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