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24/02/2015 - 08:14

Aliança Navegação e Logística lança novo serviço para o Mercosul


Empresa amplia atendimento à região com escalas nos portos de Buenos Aires, Zarate, Rosário, Montevidéu e Punta Pereira.

São Paulo – A Aliança Navegação e Logística colocou em operação um novo anel para atendimento do Mercosul, com escalas quinzenais e em dias fixos nos portos de Santos (SP), Itapoá (SC), Punta Pereira (Uruguai) e Rosário (Argentina).

Com isso, a empresa passa a oferecer dois serviços para o Mercosul. O Anel 3 conta com dois navios de 2.500 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), e o Anel 5, com 1 navio de 1.350 TEUs. “A reformulação do serviço da Aliança disponibilizará dois anéis com três navios para atender a Argentina e o Uruguai”, informa Gustavo Costa, gerente -geral de Cabotagem e Mercosul da Aliança Navegação e Logística.

Segundo o executivo, o novo serviço foi desenvolvido para atendimento ao Mercosul e ao comércio exterior da Argentina e do Uruguai, possibilitando que as regiões de Rosário e Santa Fé passem a ter a cobertura dos serviços globais da Aliança para atender as cadeias logísticas da planta de celulose de Montes del Plata, no Uruguai, além de cargas como autopartes, leite em pó, minérios, soja e amendoim.

No ano passado, o volume de cargas no Mercosul apresentou uma queda de 14% em comparação com 2013. Porém, a Aliança cresceu 5% no mesmo período, o que indica que a regularidade, competividade e confiabilidade dos serviços são opções em momentos de crise e redução de custos, com maior migração do modal rodoviário para o marítimo.

“Todas as análises indicam que as dificuldades econômicas, tanto no Brasil quanto na Argentina continuarão em 2015. Mas sempre planejamos nossos serviços com uma visão de longo prazo e também acreditamos que existem oportunidades de investimento em períodos de crise. Com isso, oferecemos ao mercado serviços competitivos e a possibilidade de revisão das cadeias logísticas com redução de custos”, completa Costa.

A Aliança é a única empresa de navegação autorizada nos acordos bilaterais do Brasil com a Argentina e Uruguai escalando regularmente os portos de Buenos Aires, Zarate, Rosário e Montevidéu.

Perfil - A Aliança Navegação e Logística foi fundada em 1950 por Carl Fisher. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd. Em 1999, a Aliança retoma o transporte de cabotagem no Brasil, que até então era subutilizado.

Entre 2013 e 2014, a Aliança reestruturou sua frota de cabotagem com um investimento de R$ 700 milhões na compra de 6 navios porta-contêineres com capacidades que variam de 3.800 TEUs a 4.800 TEUs. Atualmente, a empresa conta com 11 navios em operação no serviço, com amplo atendimento em 15 portos de Buenos Aires até Manaus, e um total de 104 escalas mensais.

A Aliança é market leader na cabotagem e possui uma carteira de clientes que vai do arroz ao zinco, com grandes, pequenas e médias empresas e em praticamente todos os segmentos do mercado, com destaque cada vez maior para os segmentos de bens de consumo duráveis. No ano passado, obteve um faturamento de R$ 3,3 bilhões e movimentou 673 mil contêineres.

A empresa tem forte atuação no mercado externo, com 25 navios porta-contêineres que fazem a rota internacional, distribuídos em 9 serviços. Além disso, oferece o transporte de granéis (fertilizantes, grãos e minérios), onde são utilizados 8 navios com capacidade que vão de 38 mil toneladas a 45 mil toneladas.

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