Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/01/2015 - 07:05

Rio de Janeiro recebe prêmio de transporte sustentável em Washington

A cidade do Rio de Janeiro conquistou, no dia 13 de janeiro(terça-feira), o Prêmio de Transporte Sustentável, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês ), em Washington. A premiação se deu pelos avanços em mobilidade implantados pela Prefeitura do Rio. Os dois corredores BRT (Bus Rapid Transit) em operação na cidade - Transcarioca e Transoeste - já transportam mais de 440 mil pessoas diariamente, e ambos receberam selos do Padrão de Qualidade BRT.

O ITDP premia cidades que implementam iniciativas que melhorem a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, assim como reduzem a emissão de gases do efeito estufa durante o ano anterior.

Com dois corredores de BRT em funcionamento, outros dois em construção (Transolímpica e Transoeste) e a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no Centro, o Rio terá 107 bairros da cidade (do total de 160) atendidos pela rede de transporte até 2016, e 63% da população atendida por modais de alta capacidade.

— É uma prova do quanto o sistema BRT é seguro, confortável, e cômodo. É um corredor que nós esperamos que seja 100% seguro para o usuário, já que tem uma pista exclusiva, e acesso de embarque e desembarque por estações. É evidente que o sistema ainda precisa de ajustes, mas o prêmio mostra que estamos no caminho certo — disse o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.

Segundo o ITDP, "o Rio de Janeiro tem investido em transporte de alta capacidade e está fazendo progressos permanentes com a implementação do BRT Transcarioca, o segundo de seus corredores rápidos de ônibus". Em sua décima edição, pela primeira vez o Sustainable Transport Award (STA) premiou três cidades ao mesmo tempo: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

A Transcarioca liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto Internacional Tom Jobim) e é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. Mais de 230 mil pessoas por dia já tiveram o tempo de viagem no trecho reduzido em 60%. São 39 quilômetros de extensão, com dez viadutos (um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros.

A Transoeste, primeiro BRT em funcionamento no Rio, vai da Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, transportando cerca de 190 mil passageiros por dia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira