Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2008 - 10:32

95 anos do Bondinho do Pão de Açúcar comemorados em livro


Um dos cartões postais mais famosos do mundo, o Bondinho do Pão de Açúcar ganha livro em comemoração aos seus 95 anos.

Sob o selo de Andrea Jakobsson Estúdio, sinônimo de capricho gráfico e apurado contexto editorial, traz esta história que está intimamente ligada à trajetória da cidade do Rio de Janeiro, narrada por parâmetros diversos através dos textos assinados por nomes como Nelson Motta, Léo Jaime, Pedro da Cunha e Menezes, Telma Lasmar e Pedro Carauta, entre outras personalidades e pesquisadores que conhecem com intimidade o Pão de Açúcar e sua maravilha maior.

O sonho do visionário engenheiro Augusto Ferreira Ramos de construir um teleférico ligando os morros que formavam uma das paisangens mais lindas e exaltadas – em prosa, verso, pinturas, fotografias – do país se tornou realidade em 27 de outubro de 1912 quando foi inaugurado o primeiro trecho do teleférico ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca. Logo depois, em 18 de janeiro de 1913, começava a funcionar o segundo trecho entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. Neste dia, 449 pessoas tiveram o privilégio de embarcar no bondinho, chegar ao topo do Morro que era o maior símbolo da Cidade Maravilhosa e se deslumbrar com a vista estonteante que até hoje inspira e emociona pessoas do mundo inteiro.

Desde então, o Bondinho transportou milhões de pessoas e foi "responsável" pelo acesso a momentos históricos, shows inesquecíveis, namoros nos jardins, festas animadíssimas, bailes de Carnaval, Reveillon; recebeu turistas e cariocas que tiveram o privilégio de conhecer a vista do Pão de Açúcar, sem risco ou esfoço e de poder tirar suas fotos como fez Marc Ferrez, o primeiro a retratar a paisagem vista do topo do Pão de Açúcar, em 1890, escalando o morro com mais de 100 quilos de equipamento.

O livro Bondinho do Pão de Açúcar - 95 anos da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, da Andrea Jakobsson Estúdio Editorial, apresenta textos de apaixonados pelo Pão de Açúcar que conviveram intimamente com diversos aspectos deste patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em 1973. Eles apresentam detalhes dessa trajetória histórica, por Pedro da Cunha e Menezes e Telma Lasmar, geologia, por Diogenes de Almeida Campos, fauna e flora, por Jorge Pedro Pereira Carauta, montanhismo, por Waldecy Mathias Lucena, e dos shows que marcaram toda uma geração, por Nelson Motta, criador do lendário Noites Cariocas, e Léo Jaime, um dos muitos artistas que se apresentaram no palco da Concha Verde para uma platéia que chegava a 3 mil jovens nas inesquecíveis noites de sextas e sábados.

Com 150 imagens, o livro traz um panorama dessa história que completa 95 anos. Conta desde o surgimento do nome Pão de Açúcar, dado na época do descobrimento, quando os navegadores mapearam o litoral identificando os portos seguros, até as mudanças na paisagem do entorno, bem como a evolução dos bondinhos que permitiram o acesso ao topo.

Os textos curtos prendem o leitor e a seleção de imagens será fonte de deleite para todos que apreciam a deslumbrante beleza da cidade do Rio de Janeiro.

O Patrocinador - É com o objetivo permanente de ampliar horizontes que o The Bank of New York Mellon patrocina o livro sobre os 95 anos do Bondinho. Com escritórios em 37 países e atendendo a mais de 100 mercados, o The Bank of New York Mellon administra mais de US$ 20 trilhões em recursos financeiros em todo o mundo. A iniciativa reforça o compromisso da Instituição com o Brasil e com o Rio de Janeiro.

Bondinho do Pão de Açúcar - 95 anos da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar | Sugar Loaf Cable Car - 95 years of the Sugar Loaf Aerial Pathway Company — Andrea Jakobsson Estúdio Editorial. Edição bilíngüe (Português/Inglês), 200 páginas, 150 ilustrações, R$ 95,00. Formato: 23 x 28. Fotos de Marco Terranova, Ricardo Azoury e outros. Projeto Gráfico: Jair de Souza. Idealização: Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar – CCAPA . | Telefone: (21) 2267-6763 | Site: www.andreajakobssonestudioeditorial.com.br

Patrocínio.: The Bank of New York Mellon, com textos de: Diogenes de Almeida Campos (Diretor do Museu de Ciências da Terra. Departamento Nacional da Produção Mineral e Membro da Academia Brasileira de Ciências); Jorge Pedro Pereira Carauta (Pesquisador-associado no Departamento de Botânica do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Léo Jaime (músico, ator e escritor), Maria Ercília Leite de Castro (Diretora Geral da CCAPA); Nelson Motta (jornalista, compositor, escritor, roteirista e produtor musical), Pedro da Cunha e Menezes (escritor e diplomata, profundo conhecedor da história da cidade do Rio de Janeiro e representante permanente adjunto do Brasil junto ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente); Telma Lasmar (museóloga responsável pelo projeto do Museu Aberto do Bondinho Pão de Açúcar e professora da UFF e do UNIPLI); Waldecy Mathias Lucena (Escalador, Vice-Presidente da Federação Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro).

O livro será lançado no no dia 24 de janeiro de 2008 (quinta-feira), às 19h30, no Morro da Urca, Rio de Janeiro (RJ), com autógrafos de Léo Jaime, Pedro da Cunha e Menezes, entre outros autores dos textos que compõem a caprichada edição.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: