Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2014 - 06:55

Tecnologia para secagem de ar é tendência para mercado ferroviário

São Paulo– A IMI Norgren, marca especializada em engenharia de precisão, apresentou recentemente aos mercados globais uma tecnologia de secagem de ar, que cria ótima engenharia para adsorção aliada a materiais inovadores, garantindo maior eficiência, maior tempo entre manutenções e menor custo das aplicações para uso de ar comprimidona indústria ferroviária.

Com os Tubos de Material Adsorvente (AMT, em inglês), a IMI Norgren combina o conceito de adsorção com um polímero patenteado, diferente dos grânulos de dessecantes convencionais. O polímero forma tubos impermeáveis à umidade, que proporcionam maior absorção de umidade e purga mais rápida, sem degradar o secador e melhorando seu desempenho e longevidade.

A tecnologia foi incialmente desenvolvida para atender a uma demanda específica do Metrô de Nova Iorque, onde as condições de umidade do ar comprimido causava problemas mecânicos nos vagões. Os desafios eram atender à demanda para prolongar a vida do secador de ar, manter desempenho máximo e aumentar o tempo de atividade do veículo.

Como todos os componentes da Norgren Railine®, o secador AMT é certificado para atender os padrões da indústria ferroviária exigente para temperaturas extremas, choque elétrico e vibração.

“Para funcionar de forma ótima, os sistemas pneumáticos precisam de ar seco e limpo. No entanto, o ar é sujeito a diversos contaminantes, incluindo umidade e partículas.Com essas impurezas, o funcionamento do sistema perde eficiência ao longo do tempo”, comenta Renato Noal, Gerente de Engenharia da IMI Norgren. “O tratamento do ar em sistemas pneumáticos é fundamental para evitar os problemas mecânicos, dar mais confiabilidade e a todo seu funcionamento”.

O projeto consiste em um sistema de filtração em vários estágios que remove os contaminantes em partículas, a água líquida e os óleos aerossóis, assim como o vapor de água removido pelo secador AMT. Resultados mostraram que o ar saía dos secadores seco como quando o sistema foi instalado pela primeira vez, demonstrando não haver deterioraçãoem função dos contaminantes.

Do ponto de vista de economia inteligente, o secador AMT é uma opção ao alto custo dos sistemas de refrigeração para secagem de ar, uma tecnologia cara. As principais vantagens da engenharia desenvolvida são:

Durabilidade – O secador AMT é projetado para durar até seis anos, ou 18.000 horas de serviço – superando significativamente o ciclo de manutenção desejado atualmente.

Eficácia – A estrutura de tubo do secador AMT permite que a água seja removida do fluxo de ar de forma mais rápida e confiável e pode ser purgada de forma mais eficiente quando o secador é drenado. O secador AMT mantém essa eficácia ao longo do tempo, ao contrário dos secadores convencionais.

Flexibilidade – Ao contrário de secadores de adsorção convencionais, o secador AMT pode ser orientado horizontalmente ou verticalmente para uma maior flexibilidade de projeto e otimização de espaço.

“Aplicações com secadores do tipo AMT são uma tendência mundial, pela eficiência comprovada e economia. Além do desenvolvimento, aIMI Norgren tem experiência com a implementação dessa tecnologia em mercados maduros como EUA, Inglaterra, França e Alemanha”, comenta o Anderson Costa, gerente de contas do setor ferroviário da IMI Norgren.

O Brasil tem um mercado ferroviário com características conservadoras e o modelo de secagem de ar utilizado ainda é o tradicional. Algumas tecnologias datam de mais de 30 anos e a adoção de novos desenvolvimentos é morosa. O mesmo comportamento de avaliação de resultados de novas tecnologias em outros mercados globais é observado na adoção de outras aplicações mais eficientes, como as para otimização das aplicações com o freio compressor e dos pantógrafos.

IMI Norgren-Líder global em automação pneumática e controle de fluídos, a IMI Norgren desenvolve soluções inovadoras há mais de 80 anos para os setores automotivo, de energia, ferroviário, life sciences e alimentos & bebidas. Sua rede alcança 75 países no mundo todo, com o objetivo de atender a demanda dos mais variados clientes e parceiros, além de entregar Engeneering Advantage, que é o conceito baseado no fornecimento de produtos de alto desempenho, serviço qualificado e excelência técnica. No Brasil há 38 anos, as soluções da companhia estão presentes em 15 Estados mais o Distrito Federal, além dos serviços disponibilizados para todo o país por meio da loja virtual Norgren Express.[www.norgren.com/br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: