Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2014 - 07:53

Vale é escolhida pelo público em premiação do setor siderúrgico na Suécia


"Swedish Steel Prize" foi conquistado com grelha inovadora desenvolvida em Carajás.

A Vale recebeu o prêmio de escolha do público do Swedish Steel Prize 2014, em cerimônia realizada em Estocolmo, na Suécia, premiação que há 16 anos contempla projetos inovadores desenvolvidos com aços de alta resistência ao redor do mundo. A Vale foi selecionada pela criação de uma grade pioneira de grelhas, feita com aço de alta resistência Hardox 450, que tornou o fluxo de mineração em Carajás mais eficiente.

Executado entre 2012 e 2013 por uma equipe de engenheiros do Complexo Minerador de Carajás, o trabalho teve o apoio de empresas de Parauapebas na fabricação e implantação das grelhas. Já na etapa de desenvolvimento dos elementos de desgaste do novo equipamento, a Vale contou com a parceria da empresa especialista em aços de alta resistência SSAB. A nova grade impede que grandes rochas de minério de ferro entrem no sistema de britagem e parem a produção, além requerer menor manutenção, o que permitiu a redução de custos e de impactos no meio ambiente.

"Os benefícios para a operação foram grandes. Com apenas três meses de uso, verificamos a redução do tempo de paralisações por obstrução do britador em 92% e a redução de custos com perdas decorrentes dessas interrupções de mais de três vezes o valor investido. Isso significa que, graças à grelha, o projeto foi pago em apenas um mês", explica o gerente da Usina de Tratamento de Minério de Ferro de Carajás, Herbert Viana. O projeto custou à Vale R$ 40 milhões e trouxe um retorno de R$ 200 milhões nos primeiros três meses de implantação.

Foram desenvolvidos e implantados quatro modelos de grelha, cada um voltado para sua respectiva britagem. Com peso em torno de 70 toneladas, o que é leve em termos dos equipamentos usuais na mineração de hoje, as grelhas podem suportar até 1,2 mil toneladas métricas de minério de ferro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira