Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2014 - 11:46

DuPont premia programa de saúde e segurança da Wilson Sons


(esq./dir.) João David Santos, gerente corporativo de SMS da Wilson Sons; Cristiana Frasseto, coordenadora de SMS do grupo e Luiz Fernando Cardoso, gerente de SMS de Estaleiros

Pela terceira vez, Grupo é reconhecido por gestão em SMS; taxa de frequência de acidentes caiu mais de 70% em quatro anos.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Programa WS+, voltado para gestão da cultura de saúde, meio ambiente e segurança das empresas do Grupo Wilson Sons, está entre os ganhadores do Prêmio DuPont. O Grupo conquistou o segundo lugar no dia 25 de novembro(terça-feira), em reconhecimento pela criação de uma metodologia para manter e aprimorar o programa, implantado nas empresas do grupo em parceria com a DuPont.

Desde 2011, o WS+ passou a ser implantado, inicialmente, no Estaleiro em São Paulo. Atualmente, o programa já foi aplicado em todas as empresas do Grupo. O WS+ visa criar uma cultura de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) com base no reconhecimento das responsabilidades de cada colaborador; disciplina no cumprimento das regras; conceito de dono; engajamento das lideranças e administração dos desvios.

Após quatro anos, a Wilson Sons atingiu índices relevantes. Entre 2010 (ano anterior ao início da implantação do programa) e setembro deste ano, a taxa de ocorrência de acidentes de trabalho foi reduzida em mais de 70%. Houve também uma redução significativa na taxa de gravidade dos acidentes com afastamento. Entre 2013, ano em que o índice passou a ser monitorado, e setembro de 2014, a queda foi de quase 60%, de 140 para 57 dias de trabalho perdidos para cada 1 milhão de horas de exposição a risco.

“Na medida em que concluímos a implantação nos negócios, ficou evidente a necessidade de garantir com que o programa fosse mantido e aprimorado de forma independente, com o fim da consultoria da DuPont. Por isso, desenvolvemos uma metodologia própria de perenização desse modelo de gestão, a partir da análise dos indicadores, relatórios, documentos, procedimentos e outras informações sobre segurança e saúde geradas nos negócios, além de auditorias periódicas”, explica João David Santos, gerente corporativo de SMS da Wilson Sons.

A metodologia para a perenização do Programa WS+ começou a ser aplicada em fevereiro de 2013. Até o momento, já foram realizadas quase 50 auditorias internas, que indicaram que a taxa de aderência das unidades ao WS+ aumentou de 60%, em 2013, para 76% em 2014.

“A estrutura desenvolvida demonstrou-se plenamente adaptada às diferentes realidades operacionais e de gestão nos negócios da Wilson Sons. Conseguimos fazer uma transferência efetiva de tecnologia da DuPont para a Wilson Sons, permitindo o desenvolvimento de know-how interno para a manutenção do WS+”, afirma Santos.

Com os avanços, o Grupo Wilson Sons fixou o compromisso de atingir, até 2022, o patamar de classe mundial na gestão de saúde e segurança, traduzida através de uma taxa de frequência de acidentes com afastamento de até 0,50, e uma cultura interdependente percebida por seus colaboradores.

Da esquerda para direita, João David Santos, gerente corporativo de SMS da Wilson Sons; Cristiana Frasseto, coordenadora de SMS do grupo e Luiz Fernando Cardoso, gerente de SMS de Estaleiros.

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com mais de 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira