Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2008 - 12:17

Petrobras assina acordo de cooperação com estatal cubana de petróleo


A Petrobras e a Companhia Cubana de Petróleo (Cupet) assinaram no dia 15 de janeiro, em Havana, amplo acordo de cooperação nas áreas de exploração e produção, lubrificantes, refino, manutenção, pesquisa e desenvolvimento, e recursos humanos.

Foram firmados ainda dois Memorandos de Entendimento específicos para definição de etapas e prazos a serem cumpridos com vistas à análise e viabilização dos projetos nas áreas de exploração e produção e lubrificantes.

Os documentos foram assinados pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e o diretor-geral da Cupet, Fidel Rivero Prieto, durante visita oficial do presidente Luis Inácio Lula da Silva a Cuba. O presidente da Petrobras integrou a comitiva oficial da Presidência da República, formada por ministros e empresários brasileiros, e permaneceu em Havana entre os dias 13 e 15.

Reuniões em Havana em 2007 - O acordo assinado entre Petrobras e Cupet é resultado de entendimentos entre as duas empresas. Em setembro último, uma missão de executivos de diversos setores da Petrobras esteve em Cuba para identificar oportunidades nas áreas da indústria petrolífera no país.

Na área de exploração e produção, o acordo assinado prevê a avaliação do potencial de blocos offshore na parte cubana do Golfo do México. Desde o final da década de 90, empresas estrangeiras foram autorizadas pelo governo cubano a operar nesta região.

O documento prevê também a análise técnica e econômica para a construção de uma fábrica de lubrificantes em Havana. Na próxima semana, dois grupos de trabalho da Petrobras estarão em Cuba para prosseguir as conversações sobre os projetos que deverão ser viabilizados pela Petrobras, em parceria com a Cupet.

Ministra reúne-se com Petrobras e Cupet - Em reunião realizada ontem, em Havana, entre a ministra da Indústria Básica, Yadira García, o diretor da Cupet e o presidente da Petrobras, ficou acertada ainda a realização de estudos que visam o estabelecimento de acordos para manutenção de sistemas, equipamentos e instalações e também parcerias nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

Em fevereiro, outra missão técnica brasileira irá a Cuba a fim de discutir intercâmbio e parceria na área de recursos humanos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira