Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/01/2008 - 12:17

FIC Petróleo se antecipa na emissão de nota fiscal eletrônica

Companhia adota novo sistema eletrônico para cumprir desde já à nova exigência fiscal.

Orientada por seu compromisso com o cliente na oferta de produtos e serviços de qualidade, a FIC Petróleo, uma das principais distribuidoras de derivados de petróleo do País, implementa a solução de nota fiscal eletrônica, desenvolvida pela Sonda Procwork, maior empresa Latino-Americana de TI, para atender à atual demanda da Receita Federal.

Com o objetivo de acelerar a substituição das notas fiscais em papel para o modelo eletrônico, a empresa se candidatou para a segunda fase do projeto piloto e, junto a outros 49 voluntários, se antecipou na adoção do novo formato tributário que será obrigatório no País a partir de abril de 2008.

O projeto, que contemplou os modelos 1 e 1A destinados à circulação de mercadoria, teve duração de cinco meses e iniciou primeiramente para atender o Estado de São Paulo. Atualmente, o sistema está sendo estendido para outras regiões em que a empresa possui bases de distribuição, entre elas Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

Pioneira na adoção de tecnologias avançadas em seu segmento, a companhia foi a primeira distribuidora do Brasil e da América Latina a implementar a nova versão SAP ECC 6.0 com a funcionalidade Oil & Gás realizada através da parceria entre as consultorias da SAP e a Sonda Procwork. Por conhecer a experiência da consultoria na área fiscal, a FIC optou por seu produto de nota fiscal eletrônica, o PW. NF-e, sistema multi banco de dados, apoiado no programa Microsoft Visual Studio 2005, que não requer a plataforma NetWeaver.

Com base em sua expertise em softwares de gestão, a Sonda Procwork proveu a automatização de todo o processo de extração das informações enviadas à SEFAZ (Secretaria da Fazenda Estadual), assim como pelo retorno delas, por meio de uma integração do PW.NF-e com o aplicativo de negócios da SAP, proporcionando a total integração do processo fiscal. “Não é suficiente adquirir uma ferramenta que atenda às necessidades da nova exigência tributária. A interface com o sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) também é uma prioridade, pois possibilita pré-validações dos dados antes do envio para a SEFAZ, assim como o controle automático das alterações e dos cancelamentos das notas”, explica Carlos Kazuo Tomomitsu, diretor da Sonda Procwork.

Com um volume de emissão que ultrapassa a marca de 3,4 mil notas fiscais, a FIC prevê, após a introdução do novo modelo, a redução de custos de impressão, papel, armazenagem de documentos fiscais, tempo de parada em postos fiscais de fronteira, além da simplificação das obrigações acessórias. “O software fornecido pela Sonda Procwork permite a emissão automática do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e o controle total de suas emissões e re-emissões. Outro ganho importante é a sua integração com os demais projetos da SEFAZ, como por exemplo o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital)”, ressalta Édio Nogueira, presidente da FIC.

O uso da tecnologia para certificação digital, a prestação de serviços via web e o relacionamento eletrônico com os fornecedores também beneficiarão os contribuintes compradores. “O novo sistema permite que os clientes efetuem um planejamento de logística amparados pelo acesso antecipado das informações referentes às notas e reduzam a ocorrência de erros de escrituração, uma vez que o processo desobriga a digitação da fatura para a recepção das mercadorias”, afirma Kazuo.

Com 14 bases de distribuição localizadas em nove Estados brasileiros e uma capacidade própria de tancagem de 27 milhões de litros de combustível, a FIC é a primeira distribuidora de combustíveis privada tri certificada do Brasil em sistema de gestão integrada. “Sempre valorizamos o investimento em tecnologia como ferramenta segura para nosso posicionamento no mercado e a Sonda Procwork foi nossa aliada para que pudéssemos concretizar nossos objetivos”, define Nogueira.

Perfil da Sonda Procwork - A Sonda Procwork, empresa do grupo chileno Sonda, passa a operar no Brasil como uma nova marca da companhia após a aquisição do Grupo Procwork em junho de 2007. A união das empresas representa no país um universo de 5,8 mil colaboradores e 800 clientes ativos distribuídos por 31 escritórios locais que estão presentes em 13 estados brasileiros, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Belo Horizonte, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Ceará e Amazonas. A Sonda Procwork passa a oferecer um dos maiores leques de ofertas em soluções de TI, tais como venda e serviços das tecnologias SAP, softwares aplicativos para automação tributária, comércio exterior, administração de processos jurídicos, outsourcing e BPO (Business Process Outsourcing), integração de sistemas, outsourcing de TI, serviços de gerenciamento e suporte de infra-estrutura, aplicativos de negócios e comercialização de plataformas de hardware e software. A companhia conta com a certificação CMM nível 2 nas suas unidades de fábrica de software e ISO 9001 tanto na área de atendimento e suporte a clientes SAP, quanto na fábrica de software, além de diversas premiações e atestados de qualidade de serviços realizados nos últimos anos.

A Sonda é a maior empresa latino-americana de serviços de TI com negócios na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru e Uruguai. A partir da nova estrutura junto a Sonda Procwork, a companhia possui 10 mil colaboradores e 2,4 mil clientes ativos. A Sonda negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile) e conta com uma capitalização bursátil de mais de US$ 1 bilhão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira