Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2014 - 06:10

GE Oil & Gas apresenta crescimento em tecnologia e capacidades globais


A GE Oil & Gas apresentou novas iniciativas durante um encontro de investidores do mercado de petróleo e gás realizado na cidade de Nova Iorque (EUA) no último dia 10. A empresa apresentou a transição realizada durante os seus 20 anos de atuação no mercado até se tornar uma fornecedora global de tecnologia avançada, soluções de software e financiamento – com o objetivo de auxiliar empresas do segmento a tomarem decisões inteligentes em gestão de infraestrutura e impulsionar o crescimento e a inovação industrial.

A GE ingressou no setor de serviços de petróleo com a aquisição, em 1994, da italiana Nuovo Pignore, uma fornecedora de turbinas a gás, equipamentos de compressão e bombas, que fornecia principalmente unidades de processamento de petroquímicos e tubulações. Desde então, a GE Oil & Gas cresceu para se tornar uma empresa na ordem dos US$ 20 bilhões, por meio de aquisições, além de investimentos em tecnologia, com foco em importantes segmentos – incluindo turbo-maquinários, equipamentos submarinos e setor não convencional, que apresenta grande crescimento na área de petróleo e gás.

“Por meio de várias aquisições bem sucedidas, a GE Oil & Gas oferece hoje a seus clientes um portfólio único de soluções avançadas em todos os segmentos do mercado de petróleo e gás”, disse o presidente & CEO da GE Oil & Gas, Lorenzo Simonelli. “Nosso portfólio agora vai além dos equipamentos, incluindo soluções de hardware e software e serviços. Ajudamos nossos clientes a gerenciarem suas operações de forma econômica.”

O crescimento significativo no ambiente não convencional de petróleo e gás – a expectativa é de que a produção de petróleo e gás aumente em 9% ao ano até 2018 – é o que impulsiona a GE Oil & Gas para que expanda o conhecimento e desenvolva tecnologias capazes de enfrentar os desafios da indústria de energia.

Após a Nuovo Pignone, a GE fez várias outras aquisições de outros negócios do setor de petróleo e gás na última década, incluindo a VetcoGray, Hydril Pressure Control, Wellstream Holdings PLC, a divisão de suporte de poço da John Wood Group PLC e a Luftkin Industries, para se tornar uma empresa de sistemas de perfuração, superfície e submarinos mais estrategicamente integrada.

As aquisições melhoraram a posição da GE para competir pelo crescimento do mercado. Além do crescimento não convencional da produção de petróleo e gás, a empresa espera que o setor de subsea cresça globalmente 9% ao ano e o setor de gás natural liquefeito (GNL) avance 8% ao ano até 2017.

As principais iniciativas destacadas na reunião de investidores incluem: uma joint venture entre a GE, a Ferus Natural Gas Fuels (Ferus NGF) e a Statoil para a expansão de um projeto piloto que vai capturar a queima de gás e usá-lo no fornecimento de energia elétrica e no abastecimento das operações de fraturamento hidráulico nas plataformas da Statoil na Dakota do Norte. A expansão é o primeiro passo da Statoil para se mover para uma total adoção comercial da Solução de Abastecimento Last MileTM (Last Mile), que fornece soluções ambientais, econômicas e logísticas para as operações em campos de petróleo Bakken da empresa. A solução Last Mile permite que a Statoil cumpra com os novos regulamentos de queima na Dakota do Norte, em um período em que, aproximadamente, 30% do gás natural produzido em Bakken é queimado sem aproveitamento.

A GE anunciou que está fornecendo tanto tecnologia como capital para ajudar a acelerar a construção do projeto de liquefação e de exportação de gás natural liquefeito da Freeport no sudeste do Texas. A instalação da Freeport desempenhará um importante papel na maximização do volume de gás de xisto abundante e acessível, e será a primeira unidade de gás natural liquefeito elétrica em escala mundial na América do Norte. A GE fornece os principais compressores de refrigeração, motores eletrônicos impulsionados com velocidade variável e outros equipamentos elétricos para dois trens personalizados de gás natural liquefeito, que produzirão cada um volume-base de 4,4 mtpa de GNL. Além disso, a GE está financiando o projeto por meio da pré-construção de engenharia e design. O uso da tecnologia elétrica acionada por motor da GE permitiu que o GNL da Freeport estivesse em conformidade com os estritos padrões locais de emissão e suportasse suas ambiciosas metas de produção e exportação do gás.

A GE e a Accenture apresentaram a primeira oferta de internet industrial, Solução de Oleoduto Inteligente (IPS, Intelligent Pipeline Solutions), para auxiliar operadores de oleodutos a tomarem melhores decisões referentes à condição de suas máquinas e ativos no setor de oleodutos e gasodutos. A IPS combina as soluções de Gestão de Oleoduto (Pipeline Management), GE Predictivy – que roda na plataforma PredixTM – com a tecnologia e capacidades de integração de sistemas da Accenture, para auxiliar os clientes no gerenciamento mais rápido e seguro sobre suas operações. A Columbia Pipeline Group, localizada nas áreas de extração de xisto de Mercallus e Utica, será o primeiro cliente a implementar a tecnologia inovadora por toda sua rede interestadual de 15.000 milhas de gás natural.

“Os contratos e avanços de tecnologia ilustram a dimensão das capacidades da GE Oil & Gas em cumprir com as necessidades de nossa base global de clientes”, disse Simonelli. “As soluções da GE são amplas e crescentes, e estamos comprometidos a realizar investimentos de longo prazo em nossos produtos e equipes para ajudarmos a servir os clientes em todo o mundo.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira