Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2014 - 08:24

MWV Specialty Chemicals investe para atender projetos de exploração do Pré-Sal

Com dez novas especialidades químicas 100% produzidas na unidade de Duque de Caxias-RJ, empresa atende às exigências da indústria e ao aumento da demanda na exploração de óleo e gás no Brasil.

São Paulo - Fornecedora de aditivos para fluidos de perfuração e químicos para as áreas de produção e estimulação no setor de óleo e gás, a MWV Specialty Chemicals introduziu recentemente em seu portfólio local 10 novos aditivos para fluidos de perfuração desenvolvidos em sua fábrica de derivativos em Duque de Caxias-RJ. O investimento incluiu melhorias e a instalação de novos equipamentos em três reatores da planta para viabilizar o aumento e a diversificação da produção.

Líder global em especialidades químicas, a MWV Specialty Chemicals é uma divisão do Grupo MWV e desenvolve produtos químicos originados do Tall Oil, que é obtido durante o processo de fabricação de papel e celulose quando usa o Pinus como matéria-prima. Em Palmeira-SC, a empresa possui a única biorrefinaria na América Latina a realizar o fracionamento dessa matéria-prima para obter, entre outros produtos, o ácido graxo de Tall Oil. Na produção de derivativos na unidade fluminense, são desenvolvidos aditivos que oferecem estabilidade superior para emulsões em fluidos base óleo para as aplicações em alta temperatura. Os produtos baseados no ácido graxo de Tall Oil ainda apresentam qualidade consistente superior quando comparados com os produtos de base vegetal.

Para ampliar seu portfólio para o segmento de Oilfield, a MWV Specialty Chemicals investiu na melhoria e adaptação de reatores da planta em Duque de Caxias. Foram realizadas a compra e a substituição de equipamentos utilizados para misturas e reações químicas entre outros componentes.

O investimento inicial de R$ 6 milhões, recentemente anunciado no projeto de expansão da biorrefinaria de Palmeira-SC, também suportará os planos de crescimento da MWV Specialty Chemicals no segmento. “100% dos produtos disponibilizados por nós são fabricados localmente a partir de tecnologias vindas dos EUA, onde está nossa matriz. Atendemos, assim, às exigências de conteúdo local estabelecida pela indústria de óleo e gás no Brasil e ao aumento da demanda esperado com a crescente exploração do Pré-Sal, incluindo o início das atividades exploratórias do Campo de Libra”, comenta Alexandre Castanho, diretor da MWV Specialty Chemicals na América Latina.

A MWV Specialty Chemicals planeja ainda introduzir mais quatro novos produtos até o início de 2015, entre modificadores de reologia, agentes umectantes e emulsificantes. A empresa conta com um Centro de Pesquisa e Inovação na cidade de Charleston, nos Estados Unidos, e dois laboratórios de aplicação, sendo um na China e outro na unidade de Duque de Caxias-RJ, que trabalham de forma integrada. “Nosso trabalho de inovação busca entender e atender aos desafios da indústria de petróleo em relação às atividades de perfuração e corrosão relacionadas à exploração do Pré-Sal”, completa Castanho.

MWV Specialty Chemicals - Líder mundial em especialidades químicas, a MWV Specialty Chemicals é uma divisão da MWV (MeadWestvaco Corporation). Seu negócio é baseado na Química da Árvore e construído com base em recursos renováveis para oferecer ao mercado especialidades químicas derivadas de coprodutos da fabricação de celulose a partir do Pinus.

A divisão realiza o fornecimento global de derivados de Ácidos Graxos de Tall Oil (TOFA), de Tall Oil Destilado (DTO) e de Breu de Tall Oil (TOR), produzindo, comercializando e distribuindo na América do Norte, Europa, América Latina, Ásia-Pacífico e Índia.

A divisão atende aos crescentes mercados de Pine Chemicals, Asphalt Innovations, Oilfield Chemicals e Carbon Technologies e possui profundo conhecimento das necessidades dos clientes, produtos diferenciados e inovadores, conhecimento técnico e alcance global. No Brasil, a MWV Specialty Chemicals conta com unidade para produção de derivativos, em Duque de Caxias - RJ, uma biorrefinaria, única na América Latina, em Palmeira – SC. Os escritórios comerciais e administrativos ficam em Campinas – SP e Rio de Janeiro – RJ.

MWV - Na América Latina desde 1942, a MWV (MeadWestvaco Corporation) é uma empresa global de embalagens que fornece soluções inovadoras para as marcas mais admiradas no mundo nas áreas de saúde, beleza e cuidados pessoais, alimentos, bebidas, casa e jardim, tabaco e agronegócio. Além disso, em um negócio integrado, a MWV produz especialidades químicas, derivadas do pinus e outros coprodutos do processo de fabricação de papel, para os mercados de asfalto, extração e produção de petróleo, adesivos, sabões e detergentes, mineração, tintas de impressão e carvão ativado.

A MWV possui 125 unidades e 16 mil funcionários ao redor do mundo e é reconhecida pelo seu desempenho financeiro e sua gestão ambiental, ocupando lugar de destaque no renomado Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde 2004.

No Brasil, a empresa conta com mais de três mil funcionários nos seus negócios de Beauty & Personal Care, Healthcare e Home & Garden, com uma unidade de Plásticos Primários; Specialty Chemicals, líder no mercado de Pine Chemicals - com uma biorrefinaria e uma fábrica de derivativos; e Industrial Packaging (MWV Rigesa), uma das líderes no mercado de embalagens de papelão ondulado, cujas operações envolvem uma fábrica de papel, quatro de embalagens de papelão ondulado e o gerenciamento de 54 mil hectares de florestas de pinus e eucalipto, incluindo 21 mil hectares de preservação de mata nativa. [mwv.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira