Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2014 - 07:24

Firjan oferece soluções tecnológicas de ponta e formação educacional para a indústria de Petróleo e Gás

SENAI Rio tem o único simulador de estabilidade da América Latina. Alunos da instituição também usam microscópio eletrônico capaz de detectar elementos químicos presentes na amostra.

Parceiro das indústrias da cadeia de Petróleo e Gás fluminense, o Sistema Firjan marcará presença na Rio Oil & Gas 2014, que acontece entre os dias 15 e 18 de setembro(segunda a quinta-feira), no Riocentro. No estande da Federação, os visitantes poderão conhecer o suporte fornecido pela Firjan às empresas, que engloba a produção de soluções tecnológicas, cursos para educação profissional e serviços prestados para garantir a segurança do trabalho nas indústrias do setor. O objetivo de toda essa estrutura é aumentar a competitividade da indústria fluminense.

Centros de Tecnologia SENAI: pesquisa e educação para o setor de petróleo -Os Centros de Tecnologia SENAI (CTS) são uma rede estruturada para oferecer soluções tecnológicas e educação profissional. Um time de técnicos e especialistas altamente qualificados usam laboratórios com equipamentos de última geração para o desenvolvimento de pesquisas e aprendizagem, que englobam toda a cadeia produtiva de Petróleo e Gás, como a área de soldagem, de tecnologia de materiais, de simulação de processos e ambiental.

O SENAI Rio tem o único simulador de estabilidade da América Latina, capaz de simular as diferentes situações pelas quais os trabalhadores podem enfrentar em embarcações e plataformas. Desde 2006, os funcionários da Petrobras são treinados no SENAI, por meio de uma parceria. Antes, esses profissionais iam até a Escócia para serem capacitados.

Além desses cursos formulados sob medida para as empresas, o Sistema Firjan oferece formações para a cadeia de Petróleo e Gás desde o nível básico até a pós-graduação, em mais de 100 cursos. De 2009 a 2013, cerca de 123 mil alunos saíram das salas de aula prontos para os postos de trabalho nas indústrias do setor.

Outro equipamento à disposição das indústrias é o microscópio eletrônico de varredura, que pode aumentar em até 300 mil vezes o tamanho da amostra pesquisada. O equipamento é importante no estudo de análise de materiais e é usado, entre outras funções, para investigar o motivo de falhas ou trincas e no controle de qualidade do material.

Rio de Janeiro é responsável por 72% da produção de petróleo do país -O número de trabalhadores com carteira assinada na indústria de Petróleo e Gás no estado do Rio quase triplicou na última década. Em 2003, eram 15 mil trabalhadores e, em 2013, esse número saltou para 40 mil. Atualmente, são mais de 200 empresas dedicadas à atividade no estado.

Com as projeções feitas a partir da descoberta do pré-sal, o Brasil e o Rio de Janeiro se colocam em um novo patamar diante do resto do mundo. O estado do Rio é hoje o responsável por aproximadamente 72% da produção de óleo no Brasil. Segundo o estudo Decisão Rio, divulgado pela Firjan, no início do ano, o estado vai receber R$ 235,6 bilhões em investimentos privados e públicos até 2016, sendo 60,7% (R$ 143 bilhões) relacionados ao setor de Petróleo e Gás. Somente a Petrobras responde por mais de 85% do total previsto para o setor no período. [www.firjan.org.br/petroleoegas] [www.firjan.org.br/decisaorio].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira