Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2014 - 08:05

Iniciativa da EDP beneficia 4 mil alunos em Guarapari

Carreta itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas traz atividades sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Vitória (ES) – Até o dia 24 deste mês, escolas municipais e estaduais do município de Guarapari, no Espírito Santo, recebem a visita da unidade móvel do projeto Boa Energia nas Escolas. Desenvolvido pela EDP, o laboratório sobre rodas beneficiará cerca de 4 mil alunos no município com atividades lúdicas sobre a utilização segura e consciente da energia elétrica.

Focado no incentivo à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o Boa Energia nas Escolas trabalha inicialmente a capacitação de educadores – com cartilhas e materiais para o aprendizado em sala de aula – e também o contato prático e presencial dos alunos com temas estudados em classe por meio de uma carreta itinerante.

Iniciando o segundo ciclo de visitas às unidades escolares municipais e estaduais, o Boa Energia nas Escolas acontece em parceria com a Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (ASPE), Secretaria Estadual de Educação (SEDU) e prefeituras municipais. Ao todo, até o final de 2015, o caminhão itinerante irá percorrer 300 instituições de ensino no Estado, beneficiando 120 mil alunos e capacitando 1.500 educadores.

“A EDP enxerga as crianças como seres multiplicadores. Quando uma informação relevante sensibiliza o jovem, ele absorve e transmite a mudança para seus familiares. É um ciclo que ultrapassa os muros da escola e impacta positivamente os envolvidos com transformação de hábitos e comportamentos”, destaca o gestor Executivo de Distribuição da EDP no Espírito Santo, Amadeu Wetler.

Por dentro do caminhão - O caminhão da Distribuidora permitirá às crianças a oportunidade de, por exemplo, entender melhor o consumo de energia dentro de casa. A partir de um painel interativo que mostra os principais equipamentos elétricos e seus respectivos níveis de consumo, é possível trabalhar a importância da utilização consciente da energia e reforçar atitudes simples para reduzir o consumo e, consequentemente, o valor da conta de luz.

Além do painel interativo, outras atividades estão presentes na unidade móvel: .Vídeo 3D – vídeo lúdico educativo demonstrando de forma interativa os caminhos da energia.

Jogo Watts – jogo interativo que aguça a competição entre equipes que precisam tornar sua casa eficiente para ganhar o jogo. Casa de consumo – um painel com os principais cômodos e eletrodomésticos simulam o consumo de uma residência.

Gerador de Van der Graff - produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem.

Condutores de Isolantes - mostra que o caminho em um circuito elétrico não precisa ser todo metálico, pois há outros materiais que também permitem a passagem da corrente elétrica.

Globo de Plasma – quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, ela ilumina até à zona em que a mão encosta, pois a pessoa passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está.

Teste de Nervos – o grande desafio é completar o trajeto sem tocar no fio. Ao tocar a argola no fio fecha-se o circuito, acionando uma luz e uma campainha.

Gerador Manual – O estudante gira uma manivela que transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia produzida acende lâmpadas de LED.

Conjunto para Estudo da Transformação da Energia Solar – A célula fotovoltaica capta a energia solar que é transformada em energia elétrica. A energia produzida gira o disco colorido, conhecido como disco de Newton, que, ao girar, produz um efeito visual. O disco fica totalmente branco, sendo explicado pela persistência visual dos nossos olhos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira