Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2014 - 08:45

De Norte a Sul do Brasil: FDG contribui para a melhoria da educação no país


Há mais de uma década, a Fundação de Desenvolvimento Gerencial – FDG atua no desenvolvimento de ferramentas gerenciais exclusivas para a educação e adaptadas à linguagem escolar, incrementando seu método de trabalho. A Gestão Integrada da Escola – GIDE, metodologia utilizada pela fundação, foi idealizada há mais de 15 anos pela professora Maria Helena Godoy, uma das principais referências em gestão e educação do Brasil. E já foi aplicada com sucesso em mais de cinco mil escolas públicas do país, incluindo as redes estaduais de educação do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Rio de Janeiro, além de escolas públicas de Belo Horizonte, beneficiando cerca de quatro milhões de alunos.

Os números alcançados pela FDG confirmam a eficiência do trabalho com a metodologia própria. Em pouco mais de dez anos de atividade, foram 3.425 escolas atendidas; 739.469 alunos beneficiados; 2.052 alunos aprovados no vestibular somente em BH e Contagem (MG) e 91.120 profissionais de educação impactados.

Os excelentes resultados pedagógicos alcançados pelas escolas, envolvendo tanto os aspectos de aprendizagem quanto comportamentais, de meio ambiente, de relacionamento interpessoal e com a comunidade já ecoam do Oiapoque ao Chuí.

Rio Grande do Sul -Na última semana, a FDG recebeu a visita de duas educadoras do Colégio Israelita de Porto Alegre (RS), que vieram conhecer a aplicação da metodologia de gestão na escola. As profissionais visitaram a Escola Estadual Carlos Campos, parceira da FDG desde 2007, e se surpreenderam com os depoimentos dos porta-vozes da escola e dos alunos, atestando a repercussão da GIDE na vida escolar e na comunidade.

Amazonas - Em junho, um grupo de quatro educadoras da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (AM), incluindo coordenadoras da educação infantil e do ensino fundamental, veio conhecer na prática as mudanças que a implantação da GIDE promoveu nas instituições. Elas visitaram o Centro Educacional Professor Estevão Pinto - CEPEP, na capital mineira; e a Escola Municipal Hélio Cerqueira Peixoto, que faz parte da rede municipal de educação de Caeté (MG), parceiras da FDG.

“A GIDE une os aspectos pedagógicos, estratégicos e gerenciais de uma instituição de ensino e possui um indicador próprio para orientar na melhoria de resultados. O principal objetivo é oferecer às redes de ensino e instituições educacionais um caminho simples, rápido e objetivo que permita a estruturação adequada do seu sistema gerencial e a integração das dimensões gerenciais, estratégicas e pedagógicas”, completa Maria Helena Godoy, coordenadora técnica dos projetos da FDG.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira