Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2014 - 08:25

‘Mata Atlântica – Frágil Exuberância – Um Ensaio Artístico’

A obra, que contêm cerca de 500 imagens produzidas pelo artista plástico e fotógrafo Antonio Wuo ao longo de mais de dez anos, apresenta uma coletânea de belezas naturais do patrimônio brasileiro. Mesclando textos, fotos, desenhos e pinturas, o autor pretende tocar a sociedade de maneira sensível chamando atenção para a importância da preservação da natureza.

A Avis Brasilis, uma das principais editoras de títulos ecológicos e culturais do país, lança em setembro o livro ‘Mata Atlântica – Frágil Exuberância – Um Ensaio Artístico’ do artista plástico e fotógrafo paulista, amante da natureza, Antonio Wuo, que vem se destacando ao longo dos anos pela criatividade e colorido de sua arte. A obra, com cerca de 500 belas imagens de troncos, flores, liquens, sementes, aves, mamíferos, fungos, frutos, orvalhos, insetos - especialmente borboletas e suas metamorfoses, apoiadas por textos poéticos, conta com o patrocínio da Agrichem do Brasil e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet nº 8.313/91).

Fruto de um trabalho realizado ao longo de mais de dez anos, é totalmente diferenciado, pois foi idealizado com um olhar sensível à captação de imagens da Mata Atlântica, com fotografias e também desenhos (em grafite e bico de pena) e pinturas (aquarelas e nanquim), sempre com uma descrição sensível e inspiradora do autor, a fim de provocar o leitor e reconduzi-lo ao pensamento sobre a perfeição e a natureza com suas leis imutáveis e suas maravilhas pitorescas.

“As sementes estão lançadas”...“Mata Atlântica: um fantástico universo ecológico de prodigiosa variedade de vidas, entrelaçamentos, sincronismos e interdependências...”, relata Antonio Wuo no início de sua obra. Segundo o autor, esta publicação fomenta a visibilidade às maravilhas da natureza que geralmente permanecem despercebidas, chamando, inclusive, a atenção do leitor para o cuidado que se deve ter à preservação. “Seria quase que impossível mostrar todas as belezas da Mata Atlântica com sua prodigiosa variedade de vidas. Neste livro, é possível conhecer um pouco mais a fundo sobre a fauna e a flora do nosso país e sensibilizar o leitor o quanto é importante ter um olhar mais consciente em relação à natureza, pois se não fizermos nada, talvez nossos netos e bisnetos não poderão mais usufruir desta biodiversidade, que ainda resta”, afirma Wuo.

É possível identificar no livro a importância que o autor dá para a água e como a natureza não a desperdiça. Há inúmeras espécies de lagartas e o resultado da metamorfose em belas borboletas; as sementes são ilustradas de forma inusitada, mostrando sua importância para o nascimento de flores e frutos; há pássaros em pouso, em movimento e de várias espécies; as folhas também tem destaque importante, pois o autor explica a importância delas para a planta e para o meio ambiente; há um capítulo especial para os fungos, demonstrando suas características, textura, formato e colorido; os insetos, mamíferos e anfíbios também têm sua vez. Por fim, as flores. O autor tenta mostrar a exuberância de flores diferenciadas e pouco vistas no dia a dia. “Folhear este livro, realmente é uma grande descoberta”, comenta Wuo!

O livro, editado em duas línguas - português e inglês – tem 144 páginas, no formato fechado 28x28. Esta obra possibilitará que fotógrafos, amantes da natureza, estudantes, educadores, profissionais do setor e o público em geral tenham acesso a uma série de informações, além de extensa galeria de fotos inéditas, que mostra de uma forma bela e artística a exuberância da Mata Atlântica.

O projeto e a técnica -A linha editorial do livro não prioriza destacadamente o foco naturalista, pois pretende sensibilizar o leitor, por meio de imagens artísticas e textos sensíveis, destacando o belo, o inusitado e o curioso da beleza natural do bioma em questão.

“O grande diferencial deste projeto é a captação de cada detalhe”, complementa Wuo. “Meu objetivo é mostrar ao leitor algo que ele nunca teve acesso ou não tem condições de ver a olho nu. Ou, ainda, que não tenha parado para olhar de perto com tamanha dedicação. Há imagens de folhas, gotas d´água, sementes, flores, insetos, anfíbios, mamíferos, pássaros, entre outras. A maioria foi feita com lentes supermacro, a fim de destacar a beleza e o colorido da fauna e da flora brasileira”, destaca o autor.

Entre uma imagem e outra os textos poéticos remetem a uma sensibilidade, proporcionando aos que apreciam uma conscientização e um entendimento simples, inspirador e emocionante da beleza viva da natureza.

São textos como os descritos abaixo, que o autor durante a obra fala sobre gotículas de água, da metamorfose da borboleta e da importância das folhas, por exemplo:

‘A natureza jamais desperdiça sequer uma única gota de água imprescindível. Todas são aproveitadas para conceber suas prodigiosas criações, multiplicar vidas, despertar suas sementes, flores, frutos e néctares’.

‘No interior de cápsulas especialíssimas, o corpo da lagarta se liquefaz e uma extraordinária energia reorganiza as moléculas dispersas, formatando outro ser completamente diferente. São insondáveis os mistérios abissais da metamorfose!’

‘A pele rasgada das folhas expõe sua complexa estrutura morfológica. Tendões, artérias, redes de capilares que pulsam, transportam seiva e realizam a fotossíntese fabricando oxigênio vital. Cada folha, um maravilhoso milagre!’

Perfil - Antonio Wuo, 63, nascido em Salesópolis, interior de São Paulo, é formado em artes industriais pela UNAERP de Ribeirão Preto, com especialização em comunicação e criatividade. De 1980 a 1997 atuou como professor universitário titular na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Braz Cubas para as disciplinas de comunicação social (criação publicitária, planejamento em comunicação, produção gráfica para publicidade e relações públicas) e também em educação artística na disciplina de fundamentos da linguagem visual. Neste período, também trabalhou como chefe de departamento de comunicação da UMC. Até 1993, teve sua própria agência de publicidade e recebeu diversos prêmios como designer gráfico. Mas, foi a partir de 1990, que começou seus registros fotográficos focados na natureza. Desde então, participou de várias exposições demonstrando sua arte desde fotos, bem como esculturas, desenhos e pinturas. É autor dos livros ‘Ciribaí – A Maravilhosa Ilhabela’ e ‘Aves de Itapety’.

‘Mata Atlântica - Frágil Exuberância - Um Ensaio Artístico’, autor Antonio Wuo (Textos, Fotografias, Desenhos e Pinturas)| Editora: Avis Brasilis | 144 Páginas | Formato: 28x28 fechado| Capa dura | Idioma: Português / Inglês | Preço sugerido: R$ 70,00 na loja virtual da Avis Brasilis [www.avisbrasilis.com.br ].

A obra recebeu apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet nº 8.313/91) e patrocínio da empresa Agrichem do Brasil S.A.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira