Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2014 - 07:48

Rio Oil & Gas 2014 debate novo cenário geopolítico


Um dos maiores eventos do setor de petróleo e gás deverá reunir 55 mil visitantes de 30 países entre os dias 15 e 18 de setembro.

Um dos principais eventos mundiais da indústria do petróleo e o mais importante realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a Rio Oil & Gas Expo and Conference 2014 chega à sua 17ª edição com expectativa de receber 55 mil visitantes de todo o mundo entre os dias 15 e 18 de setembro, no Riocentro.

Com o tema "Novo Cenário Geopolítico: Superando os Desafios", a Rio Oil & Gas 2014 vai discutir as transformações na produção energética mundial provocadas por fatores relevantes, como o crescimento da produção de recursos não convencionais (petróleo e gás de xisto) e a abertura de novos mercados.

Entre os vários temas em debate destacam-se a competitividade da indústria de óleo e gás no Brasil, o uso de novas tecnologias na exploração em águas profundas, a consolidação do modelo de partilha no pré-sal e a importância do gás natural na matriz energética brasileira.

"Vivemos um momento interessante na indústria do petróleo e, por isso, precisamos trocar experiências e conhecimentos no que diz respeito às mudanças no cenário mundial, como também na capacitação de profissionais e sustentabilidade dos processos. E o IBP é o principal agente para provocar esse diálogo entre o Brasil e o restante do mundo", destaca o presidente do instituto, João Carlos de Luca.

O evento terá participação recorde de estrangeiros, com a representação de 30 países, entre palestrantes, visitantes e expositores. Haverá 14 pavilhões internacionais. As plenárias contarão com a presença de nomes de destaque no mercado, como Fatih Birol, diretor-chefe da Agência Internacional de Energia (IEA), e József Toth, presidente do Conselho Mundial de Petróleo (WPC, sigla em inglês). "Preparamos novidades para o evento deste ano, como os almoços-palestra, e ampliamos algumas atividades que foram sucesso em outras edições, como o Fórum de Sustentabilidade e o Profissional do Futuro", destaca o Secretário Geral do IBP, Milton Costa Filho.

Alguns destaques da Rio Oil & Gas 2014: Conferência -A conferência está dividida em blocos temáticos (Exploração & Produção; Gás Natural e Energia; Abastecimento; Biocombustíveis; Segurança, Meio Ambiente, Saúde & Responsabilidade Social; Regulação, Direito e Economia) e apresentará 18 painéis, quatro palestras e quatro plenárias durante os quatro dias.

O Comitê Técnico aprovou 651 trabalhos para apresentação nas sessões técnicas do evento.

A novidade deste ano será a realização de almoços-palestra patrocinados, que acontecerão durante os quatro dias da Rio Oil & Gas, com executivos das empresas Shell, Total, Petrobras e Pré-Sal Petróleo Brasil S.A (PPSA).

Exposição -A exposição contará com a participação de 1.300 empresas nacionais e estrangeiras. Serão 14 pavilhões internacionais, com representações de países como França, Itália, Estados Unidos, entre outros.

São diversos estandes de petroleiras e empresas fornecedoras da indústria de óleo e gás, que apresentarão novos produtos, serviços e as tecnologias mais recentes do setor.

Rodada de Negócios -A Rodada de Negócios promovida tradicionalmente durante o evento pelo Sebrae e pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) também deve mobilizar as empresas do setor. A expectativa dos organizadores é a de superar os números da última edição da Rio Oil & Gas, quando a Rodada gerou uma expectativa de negócios de R$ 152,8 milhões, segundo a ONIP.

Profissional do Futuro-Tradicionalmente realizado na Rio Oil & Gas, o programa Profissional do Futuro surgiu em função da crescente demanda por mão-de-obra especializada em óleo e gás. Desde sua primeira edição em 2002, o programa promove a integração entre estudantes universitários e o mercado. São esperados este ano cerca de 2.500 mil universitários, que participarão de palestras com líderes empresariais e de visitas guiadas aos estandes da exposição.

Fórum de Sustentabilidade -O espaço discutirá temas como Meio Ambiente e Segurança. Também haverá mostra do trabalho de 14 ONGs que atuam em projetos sociais ligados à indústria.

.A programação completa da Rio Oil & Gas 2014 está disponível no site [www.riooilgas.com.br].

IBP - Fundado em 1957, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) é uma organização privada de fins não econômicos com a missão de promover o desenvolvimento nacional do setor de petróleo, gás e biocombustíveis. Hoje, o IBP tem mais de 240 empresas e 480 profissionais associados reunindo os principais segmentos que cobrem toda a indústria. Reconhecido como importante fórum interlocutor do setor - a Casa da Indústria - por seu conhecimento técnico e fomento à discussão de grandes temas, o IBP organiza os principais eventos do setor no Brasil, como a Rio Oil & Gas. Também é responsável por desenvolver cursos e capacitação de profissionais do setor, normas, certificações e publicações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira