Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2014 - 10:10

Oceanógrafo, cientista e educador Tony Haymet visita o Brasil

A Fundação SOS Mata Atlântica e a Embaixada dos EUA no Brasil trazem ao país o professor Tony Haymet, que foi diretor do renomado Instituto de Oceanografia Scripps, localizado na Universidade da Califórnia, em San Diego. Ele visitará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 2 e 10 de setembro de 2014, com o intuito de compartilhar sua experiência e discutir com a sociedade brasileira as boas práticas existentes para a conservação marinha.

Tony Haymet é um renomado cientista, educador e uma liderança importante para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Além de professor e vice-reitor emérito da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), foi diretor do Instituto de Oceanografia Scripps, vice-chanceler de Ciências do Mar, e decano da Faculdade de Ciências Marinhas. Possui pós-doutorado na Universidade de Chicago e doutorado e bacharelado em Ciências na Universidade de Sydney.

“Nós americamos vemos o oceano como um tesouro natural. Temos a obrigação de protegê-lo,” disse o Presidente Obama em maio deste ano.

A temporada em São Paulo incluirá palestras no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo no dia 2 de setembro para estudantes, pesquisadores e professores, em evento aberto ao público. Também inclui a participação no evento do Lide Sustentabilidade para uma apresentação a empresários brasileiros e uma visita ao litoral paulista para conhecer e discutir a importância da gestão costeira e marinha considerando os impactos provocados pelo homem.

Já no Rio de Janeiro o professor Haymet será recebido no SAGE — Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção da COPPE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no dia 5 de setembro, em evento aberto ao público. O debate será sobre Tecnologia Limpa para o Desenvolvimento Sustentável. Na sequência, ele visitará alguns laboratórios da Universidade com o intuito de conhecer as pesquisas brasileiras voltadas à gestão costeira e marinha.

Para Leandra Gonçalves, bióloga e consultora da Fundação SOS Mata Atlântica, a vinda do Professor Haymet é uma oportunidade para intercâmbio de informações sobre boas práticas para a conservação marinha entre o Brasil e os Estados Unidos. “A vinda do Professor Haymet contribuirá com uma iniciativa que estamos construindo para ampliar o conhecimento de agentes públicos, como parlamentares e gestores de UCs, sobre a conservação marinha e oportunidades de geração de emprego e renda em Unidades de Conservação Marinha no Brasil. Queremos disseminar boas práticas existentes em outros países”, afirma.

Haymet já publicou mais de 165 artigos científicos e inúmeros artigos de opinião nos principais jornais ao redor do mundo. Foi chefe do Centro de Ciências Marinhas e Atmosféricas e, em seguida, diretor de Ciência e Política no Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO), na Austrália.

Confira os detalhes do evento do Rio de Janeiro.: Seminário com Prof. Tony Haymet: “Tecnologias Limpas para o Desenvolvimento Sustentável da Região Costeira e Marinha”, dia 05 de setembro de 2014, das 9h às 11h, no Auditório Coppe – Centro de Gestão Tecnológica – CT2 – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rua Moniz de Aragão, no.360 – Bloco 2. Ilha do Fundão – Cidade Universitária.Rio de Janeiro-RJ. Informações | [email protected] Evento aberto ao público. Tradução simultânea disponível.

Programação com Prof. Luiz Pinguelli Rosa | Diretor da Coppe/UFRJ | Prof. Rogerio Valle | SAGE/Coppe | Consul-Geral John S. Creamer | Consulado dos EUA no Brasil (Rio de Janeiro) | Roberto Klabin | Vice-presidencia de Mar da Fundação SOS Mata Atlântica.

Palestras: O Brasil e os Oceanos | Prof. Segen Farid Estefen (UFRJ, INPOH | Tecnologias Limpas: A experiência do CleanTech San Diego | Prof. Tony Haymet (UCAL) e Biotecnologia Marinha: Fronteiras no Brasil | Prof. Fabiano Thompson (UFRJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira