Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2014 - 09:02

Fórum Social traz para o ambiente escolar a discussão de temas em voga na atualidade.

Durante 4 dias, estudantes irão se articular em torno de temas urgentes e carentes de soluções eficazes, relacionados aos 50 anos do Golpe Militar, aos movimentos sociais, às políticas públicas de enfrentamento ao tráfico de seres humanos, saúde pública, violência urbana, dentre outros.

Entre os dias 04 e 07 de agosto será realizado o 6º Fórum Social do Colégio Sagrado Coração de Maria BH – JPIC Jovem SCM 2014. Trata-se de uma ação que envolve os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, além de educadores, religiosas, familiares e demais membros da comunidade educativa, que se reúnem para abordarem temas urgentes e carentes de soluções eficazes. O intuito é incentivar o protagonismo juvenil e direcionar o olhar da juventude para os movimentos que levantam a bandeira da cidadania, da política, da justiça e da ética.

Por meio de comitês de trabalho, no Fórum são criados espaços para indagações, debates e elaboração de proposições acerca de situações sociais e políticas à luz do eixo temático: “Juventude e resistência: Um grito que ecoa”. Os temas envolvem a vida em suas várias dimensões, provocando os participantes a ouvirem e a decifrarem as dificuldades e os clamores do povo no mundo de hoje e a estabelecerem estratégias de ação para um possível enfrentamento. Ao final dos trabalhos, todos os comitês apresentam o Documento de Posição Oficial de sugestões de intervenção social, a partir dos temas trabalhados.

As discussões e debates desta edição serão conduzidos em torno de assuntos e problemas em voga na atualidade no Brasil e no mundo, tais como os 50 anos do Golpe Militar, os movimentos sociais, políticas públicas de enfrentamento ao tráfico de seres humanos, saúde pública, violência urbana, dentre outros. Dois comitês serão exclusivos para a discussão de temas internacionais, como a imigração ilegal de brasileiros para os EUA e o narcotráfico entre os países da América Latina.

A abertura do evento será no dia 04 de agosto, próxima segunda-feira, com a apresentação do espetáculo teatral infanto-juvenil "Os Melhores Anos das Nossas Vidas", produzido pela Ritus Produções Artísticas. A peça retrata o dia a dia de um grupo de jovens, nas décadas 60 e 70, e os reflexos na formação de suas personalidades, já na idade madura. O roteiro irá abordar diversas situações comuns à época, desde romances e bebedeiras até perseguições políticas, retratando as manifestações sociais e as repercussões em torno da eleição indireta do primeiro presidente civil da chamada Nova República. Após o espetáculo, haverá um debate entre o elenco e os estudantes, abordando a perspectiva da cultura como um veículo de formação de opinião e resistência à opressão.

6º Fórum Social do Colégio Sagrado Coração de Maria-BH, dia 04 de agosto, das 19h às 21h, no Auditório João Paulo I, Rua Professor Estêvão Pinto, 400 – Serra. [http://jpic.redesagradobh.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira