Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2014 - 09:11

Eficiência em processos faz a diferença em transportes e logística no setor de agronegócio

Mesmo com safras recordes, o Brasil perde competitividade na hora de estocar ou escoar a produção, tanto que caiu 20 posições no ranking mundial de logística. Para garantir eficiência na logística de grãos, a TW Transportes e Logística apostou em modernos equipamentos de gerenciamento de riscos e na qualificação da equipe. Com um índice de eficiência de 95% em todas as suas operações e na pontualidade das entregas, a empresa gaúcha conquistou clientes como a Monsanto .

O agronegócio é um dos setores de maior relevância da economia brasileira. Responsável por mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e por aproximadamente 80% do saldo da balança comercial, avança cada ano mais e conquista mercados em todas as regiões do planeta. De acordo com o IBGE, o Brasil deve fechar o ano de 2014 com uma produção de 193,9 milhões de toneladas. Em relação à safra do ano passado, representa um crescimento de 3%. No entanto, mesmo com os recordes de produção registrados nos últimos anos, o país perde a competitividade na hora de estocar ou escoar a produção. Tanto que, recentemente, perdeu 20 posições no ranking mundial de logística do Banco Mundial, índice que avalia vários fatores como a qualidade da infraestrutura de transportes, serviços e eficiência do processo de liberação nas alfândegas, rastreamento de cargas, cumprimento dos prazos das entregas e facilidade de encontrar fretes com preços competitivos.

De olho nessas estatísticas, a TW Transportes e Logística (www.twtransportes.com.br), empresa gaúcha de armazenagem e transportes nos segmentos de fracionados leves e pesado e químico, investiu pesado em tecnologia e processos para reduzir significativamente as perdas. Resultado: o índice de eficiência em todas as operações e na pontualidade das entregas, hoje, é de 95%. A companhia apostou em modernos equipamentos de gerenciamento de riscos, que garantem o rastreamento de toda a frota, e na qualificação da equipe. Além disso, todos os ambientes de armazenamento são monitorados 24 horas por coletores de temperatura e umidade, garantindo a integridade e a qualidade dos produtos. Os investimentos foram tantos que a empresa, localizada no Sul do país, tornou-se referência no mercado brasileiro. Com mais de 15 mil clientes atendidos mensalmente nos segmentos químico, de pacotes fracionados (leve e pesado), defensivos agrícolas e celulose, entre outros, a TW movimenta 100 mil toneladas, em média, por mês.

O cuidado e a atenção em todas as etapas do processo de transporte e logística chamou atenção da multinacional Monsanto, que optou por contratar os serviços da TW Transportes e Logística. “A empresa buscava fornecedores que tivessem respaldo e competência no Sul do país, com estruturas sólidas e equipes experientes que contribuíssem para o desenvolvimento da imagem da empresa. Além de expertise no segmento de agronegócio, que foi um dos principais fatores para a escolha”, explica Johnny Ivanyi, gerente de Logística da Monsanto no Brasil.

Cliente da TW desde 2009, a Monsanto no Brasil está presente há 50 anos no país. É uma empresa focada em agricultura, e referência em inovação tecnológica. Pioneira no desenvolvimento de herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais e melhorar de vida. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisas e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com os produtores, para ampliar o acesso a modernas tecnologias agrícolas. Desde que chegou ao país, em 1963, a Monsanto cresceu em estrutura e no desenvolvimento de soluções para o campo, o que faz da unidade brasileira a segunda maior e mais importante da companhia em todo o mundo. Cerca de 2.700 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios distribuídos pelo Brasil.

Para a Monsanto, a TW Transportes e Logística presta serviços de armazenagem, movimentação dos materiais no segmento de sementes, descarga, repaletização, separação, carregamento, amostragem de sementes, reensaque, gestão de avarias e resíduos e descartes de sementes. Além de executar as atividades operacionais, a empresa busca constantemente estar alinhada à política e expectativas da empresa. “No último ano, diversas melhorias referentes à segurança do trabalho foram realizadas para garantir que as equipes tivessem um ambiente ainda melhor”, explica Johnny.

Processos complexos – Outro fator de grande importância para a Monsanto é a qualidade dos serviços prestados e a transparência com que são tratadas as oportunidades de melhoria na TW. Para se ter uma ideia, o índice de acuracidade (controles de recebimento, conferência, armazenamento, produção e expedição de mercadoria do estoque) é de 99,99%. “Exigimos um alto nível de qualidade nos serviços contratados e a empresa vem atingindo as metas estipuladas ano após ano. A TW também é responsável por todas as operações de armazenagem dos estoques do governo do Rio Grande do Sul, um importante parceiro comercial da Monsanto que é altamente exigente e possui um processo complexo e em constante mudança”, afirma o executivo.

A TW Transportes e Logística emprega 1.500 funcionários diretos e possui 58 unidades operacionais, a maior parte nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de Curitiba, São Paulo, Osasco e Paulínia. Possui mais de 500 veículos de todos os tamanhos, para atender a mais de 750 cidades. “Estamos sempre preparados para atender nossos clientes e pensando cada vez mais na melhoria dos nossos serviços. Investimos cerca de R$ 20 milhões na frota e em novos terminais para garantir a eficiência nas coletas e entregas de produtos. E, ainda, começaremos um projeto de internacionalização para conquistar novos mercados. Também iremos automatizar integralmente, nos próximos seis meses, as nossas operações”, afirma o Alexandre Schmitiz, CEO da TW Transporte e Logística.

TW Transportes e Logística (www.twtransportes.com.br)-Fundada em 1966 pela família Schmitz, em Carazinho, a 283 quilômetros da capital gaúcha, onde está localizada a matriz, a empresa é especializada em armazenagem e transporte de cargas nos segmentos fracionado leve e pesado e químico.

A companhia emprega mais de 1.500 funcionários e possui 58 unidades operacionais, a maior parte nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de Curitiba, São Paulo, Osasco e Paulínia. Sua frota é composta por mais de 500 veículos de todos os tamanhos, suficientes para atender a mais de 750 cidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: