Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2014 - 09:08

Estado e SuperVia entregam mais dois trens à população


Composições chinesa e nacional começaram a circular nesta quarta-feira.

O primeiro trem chinês do segundo lote adquirido pelo Governo do Estado do Rio para os passageiros da SuperVia entrou em circulação no dia 02 de julho (quarta-feira). A primeira viagem do veículo foi acompanhada pelo governador Luiz Fernando Pezão, pela secretária de Transportes, Tatiana Carius e pelo presidente da concessionária, José Carlos Cunha, que anunciou, ainda, a entrada em operação do sétimo trem nacional comprado pela SuperVia.

A composição chinesa faz parte de um lote de 70 trens adquiridos pelo governo – outros 30 foram comprados em 2009 e operam nos ramais ferroviários desde 2012. O veículo desembarcou no Rio em maio, quatro meses antes do previsto em contrato. Em junho, chegaram mais três trens, que serão integrados à frota após passarem por fase de testes. O cronograma de entregas prevê a chegada de pelo menos quatro composições por mês.

Com tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem, o trem é mais amplo, climatizado e equipado com TVs, painéis de informações de LED e câmeras de monitoramento e tem capacidade para transportar até 1,2 mil passageiros.

Somados, os 70 novos trens representam aumento de 840 mil lugares por dia no sistema ferroviário do Grande Rio. A compra dos veículos, fabricados pelo consórcio chinês CMC/CNR/CRC, demandou investimentos de US$ 306 milhões, financiados pelo Banco Mundial. A licitação feita pela Secretaria de Transportes foi considerada a mais rápida da história da instituição, registrando o valor mais baixo em compra de trens na América Latina.

Dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu ainda 10 trens nacionais, dos quais seis já estão em circulação. A previsão é de que até setembro os três restantes também estejam em operação plena. Compostas por oito carros, as composições contam com ar-condicionado, passagem interna entre carros, sistema de travamento de portas durante as viagens e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros.

– Hoje, foram apresentados mais dois trens novos com ar-condicionado e entregamos à população uma estação multimodal, com todos os itens de acessibilidade, que passará a receber trens de cinco ramais elétricos e em um ponto crucial para a cidade. Aqui, o passageiro poderá fazer a integração trem-metrô estando mais próximo a vias importantes da região – disse o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.

Modernização da frota - Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia, e contava com apenas 10 trens refrigerados. Atualmente, são 104 composições refrigeradas, atingindo picos de 640 mil passageiros por dia. Os investimentos na modernização da frota, que somam R$ 3,3 bilhões em parceria com a concessionária, vão permitir que o sistema ferroviário encerre o ano de 2014 com cerca de 150 trens equipados com ar-condicionado. Até o fim de 2015, toda a frota será refrigerada. | Viviane Romero.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira