Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2014 - 09:08

MAC Logistic conclui entrega dos 40 VLT’s de Cuiabá

Desembarques tiveram inicio em novembro de 2013 e terminaram em junho deste ano.

São Paulo— A MAC Logistic — empresa especializada em logística integrada e carga projeto com 28 anos de mercado — acaba de concluir a entrega do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá. Com isso, 40 VLT’s (cada um composto por três vagões, cujo peso unitário é de 15 toneladas), totalizando 120 vagões, já se encontram na capital mato-grossense.

O primeiro embarque foi entregue no dia 8 de novembro e o último no dia 21 de junho. No total, foram realizadas 11 entregas, em que foram utilizados 120 caminhões. Todas as cargas partiram do Porto de Bilbao (Espanha) com destino ao Porto de Santos, em um trajeto que leva cerca de 50 dias para ser concluído. Em Santos, após a realização dos procedimentos aduaneiros, as unidades eram retiradas dos mafis, uma espécie de container adaptado especialmente para transportar o VLT, e colocadas em caminhões de 26m cada.

Em seguida, as carretas partiam em comboio ate o Porto Seco de Cuiabá, em uma viagem de cerca de 1800 km, com duração de aproximadamente 4 dias, passando por nove importantes rodovias, entre as quais Anchieta, o Rodoanel, Castelo Branco e Raposo Tavares. O percurso foi feito sempre em comboio e realizado apenas durante o dia, a uma velocidade de 40 km/h com monitoramente via satélite em tempo integral. Após a liberação da carga, os vagões foram encaminhados ao Centro de Manutenção (CM), em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

A MAC Logistic foi a escolhida pela empresa espanhola Caf para ser a responsável por toda a logística do transporte dos VLT’s, desde o Porto em Bilbao até a descarga no CM em Várzea Grande.

Sobre o projeto logístico - O principal desafio enfrentado pela MAC Logistic neste projeto foi encontrar um meio de substituir o içamento do VLT. Para isso, a empresa colocou trilhos nos mafis, na plataforma dos caminhões e desenvolveu duas peças exclusivas: a mesa de transferência (Mafi-Caminhão) e a rampa de desembarque (Caminhão-trilho), que possui 43 metros.

"O projeto logístico de entrega dos VLTs é importante não apenas por ser o primeiro desta natureza na América Latina, mas pelos desafios logísticos do Brasil e do mercado em si, que é bastante sensível e demandou cuidados especiais", avalia Everaldo Barros, CEO da MAC Logistic.

. * Com exceção do 1° embarque que foi de apenas um trem e do último com três trens.

MAC Logistic - Fundada em 1985, a MAC Logistic é uma empresa especializada em logística integrada e projetos logísticos complexos no Brasil e no Exterior. Oferecemos soluções para toda a cadeia logística, buscando, mais do que realizar tarefas, agregar valor logístico aos clientes, obtendo ganhos reais de desempenho operacional, fluxo de caixa e de mercadorias. Com sede em São Paulo e escritórios próprios em Belo Horizonte e Espirito Santo, a MAC Logistic opera em mais de 150 cidades ao redor do mundo com uma equipe altamente qualificada. Nos últimos três anos, a empresa cresceu cerca de 50% ao ano, com projetos inovadores como o outsourcing logístico da Gerdau no Brasil e a exportação de minério de ferro e ferro gusa. Estes dois últimos projetos têm um impacto positivo na balança comercial brasileira de cerca de US$ 1 bilhão ao ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira