Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2014 - 09:08

Transportadoras usam aplicativo para escoar recorde de produção agrícola

A colheita de vários grãos já começou e a safra deve subir para 192,3 toneladas.

O agronegócio vem batendo recordes de produção no Brasil, em especial de grãos, e , com o início do período de colheitas, as transportadoras estão recorrendo cada vez mais aos aplicativos na hora de encontrar caminhoneiros para escoar a produção. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a safra de grãos em 2014 será 2,2% maior do que do ano passado, chegando a 192,3 milhões de toneladas.

O grande desafio é fazer toda a produção chegar aos portos para a exportação. Com o início das colheitas de soja, feijão e milho, por exemplo, a demanda por caminhoneiros através do aplicativo SontraCargo já cresceu 12% em todo país. No Centro-Oeste, que responde por mais de 40% do volume de produção, o uso do aplicativo para aproximar transportadoras e caminhoneiros registrou um crescimento de 23%.

Criado no começo deste ano, o aplicativo foi desenvolvido para aproximar transportadoras e caminhoneiros autônomos em busca de frete. A exemplo do que aconteceu para os cidadãos das grandes cidades com os aplicativos para localização de táxis, o SontraCargo revolucionou o relacionamento entre as transportadoras e os caminhoneiros. Se antes era preciso contar somente com a ajuda de um agenciador de carga na hora diante de uma carga a ser transportada, hoje mais de 500 mil transportadoras publicam suas cargas no aplicativo todos os dias e cerca de 10 mil caminhoneiros localizam os fretes que melhores de adéquam ao tipo de caminhão, origem e destino, entre outros. Tudo online e gratuitamente.

“Na semana passada, em um dia, uma transportadora disponibilizou 90 cargas para 90 diferentes caminhoneiros”, disse Bruno Moreira, diretor do SontraCargo e filho de caminhoneiro. Para ele, a tecnologia está facilitando a vida do caminhoneiro que sempre viveu a mercê de uma carga de preferência no destino para aumentar a produtividade, mas também facilitou muito a vida das transportadoras, especialmente em períodos de pico como o da safra agrícola. Muitas empresas de logística recorrem ao SontraCargo para complementar a frota própria de caminhões com profissionais autônomos.

Até o fim do ano, o SontraCargo projeta um crescimento de 150% no número de fretes publicados. Para isso, quer saltar de 520 transportadoras hoje cadastradas e usuárias do sistema para 3.500, de 10 mil caminhoneiros para 25 mil. Com isso o volume de cargas publicadas por dia também vai registrar um crescimento expressivo. Hoje são disponibilizadas todos os dias entre 500 e 600 cargas em todo país. “A maior concentração está no Sudeste e Sul, mas outras regiões já apresentam crescimento significativo”, disse Moreira, lembrando que no Brasil mais de 900 mil caminhoneiros servem o transporte rodoviário de maneira autônoma. [www.sontracargo.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: