Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2014 - 09:13

Ambev abre inscrições para projeto social que premiará boas ideias com até R$ 100 mil

Ação da Ambev voltada a inibir consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade lança edital em todo o país. Inscrições podem ser feitas gratuitamente no Facebook "Na Responsa" até dia 15 de julho. Os vencedores receberão prêmios entre 30 e 100 mil reais para realizar seus projetos.

São Paulo – Em linha com o seu Programa de Consumo Responsável, criado em 2003, a Ambev lança edital destinado a novos projetos que tragam ações e ideias de abordagens sobre prevenção do consumo de bebida alcoólica antes dos 18 anos. A iniciativa faz parte do projeto Jovens de Responsa, que desde 2010, em parceria com 23 organizações não governamentais, promove iniciativas para inibir o uso de álcool por menores de idade. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, essas ONGs desenvolvem atividades nos âmbitos cultural, esportivo e lúdico para estimular atitudes conscientes nos jovens das comunidades onde atuam. Com o projeto, a companhia busca descobrir e incentivar propostas que abordem o tema de maneiras simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas na sociedade.

As ideias inscritas serão avaliadas nos critérios potencial transformador; facilidade de replicação; alinhamento com o tema; criatividade e inovação; mobilização; credibilidade da instituição e modelo de prevenção. Não há número restrito de ganhadores e os prêmios para realização dos projetos vencedores podem variar entre 30 e 100 mil reais.

“Esperamos que os participantes tragam iniciativas inovadoras. Queremos estimular ações que façam o adolescente refletir sobre as consequências do uso indevido de bebidas alcoólicas”, destaca Ricardo Rolim, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev.

As etapas do edital do Jovens de Responsa serão divididas em inscrições; pré-seleção; readequação; divulgação das selecionadas; contrato e repasse de verba e implantação do projeto premiado. O edital de seleção ficará aberto por dois meses e pode ser acessado no Facebook "Na Responsa" - www.facebook.com/naresponsa.

O resultado será anunciado no dia 18 de agosto e 2014, no Facebook “Na Responsa” -www.facebook.com/naresponsa.

Sobre a inscrição -A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo aplicativo www.facebook.com/naresponsa. Cada projeto pode ter duração de até três meses.

Mais informações podem ser obtidas no edital disponível no Facebook "Na Responsa" - www.facebook.com/naresponsa ou pelo e-mail [email protected]

A Ambev e o Consumo Responsável -A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há 11 anos. Desde 2003, a companhia participa das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável (clique aqui e assista ao vídeo). Norteadas pelas premissas da OMS, as ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.

Atualmente reunidas em uma verdadeira Plataforma de Responsa, as principais iniciativas da Ambev em prol do consumo responsável são:

Papo em Família – conjunto de materiais didáticos para auxiliar os pais e professores a falar sobre os riscos do consumo indevido de bebidas alcoólicas com seus filhos e alunos. Todas as peças (cartilha, revistas em quadrinhos, tiras e webséries) contam com personagens da Turma da Mônica Jovem e Turma da Tina, da Mauricio de Sousa Produções. O desenvolvimento do conteúdo contou com a participação essencial de um grupo de especialistas de três áreas distintas do conhecimento – educação, medicina e sociologia – na adaptação do material à realidade brasileira.

Jovens de Responsa – começou em 2010 e hoje reúne 23 ONGs de cinco estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 11 mil jovens diretamente, reuniu mais de 77 mil pessoas em eventos do programa e impactou 7,3 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber. Regularmente, a Ambev realiza o Workshop, evento onde todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Jovens de Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.

O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país. Já o Bar de Responsa é um amplo programa de treinamento de profissionais que trabalham em bares, restaurantes e eventos para que eles se tornem multiplicadores do consumo responsável. Desde que foi lançado, o Bar de Responsa já treinou mais de 100 mil pessoas, muitas delas em importantes eventos como a Copa das Confederações, Rodeio de Barretos e Carnaval.

Além desses programas, o conjunto de iniciativas de consumo responsável realizadas pela Ambev traz ainda: .Campanhas de conscientização como a do +ID, que ressalta como a cerveja é para todos, menos para o menor de idade, a “Regra é clara, menor de idade não pode beber”, da Brahma, estrelada pelo ex-jogador Cafu, entre outras;

. Doação de bafômetros ao poder público – já foram entregues 100 mil aparelhos;

. Apoio a pesquisas sobre o assunto;

. Engajamento dos funcionários no Dia de Responsa;

. Organização de seminários para debater a questão;

. Ações em eventos proprietários como Skol Sensation, onde o público tem serviços gratuitos de transporte até o espetáculo, além de fácil acesso a táxis e estacionamentos funcionando até 10 horas depois do fim do evento;

. Entre outros exemplos;

Ambev - Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 32 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre seus principais projetos estão o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2013, o volume de vendas da companhia chegou a quase 165 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 34,8 bilhões – crescimento de 6,4% em relação ao ano de 2012.

Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor [www.movimentocyan.com.br], uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem pós consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla. [www.ambev.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira