Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2014 - 09:13

FPT Industrial recebe menção honrosa no Prêmio AEA de Meio Ambiente


Entrega do Prêmio AEA (à direita na foto está Luiz Noronha, engenheiro da FPT Industrial)

Um estudo conduzido por um engenheiro da FPT Industrial foi destaque dentre os 61 trabalhos inscritos.

A FPT Industrial recebeu “Menção Honrosa” no prêmio AEA de Meio Ambiente, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), em 02 de junho, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo (SP). Dentre os 61 trabalhos inscritos, o engenheiro de Produto da FPT Industrial, Luiz Noronha, foi selecionado por seu artigo “Desempenho e emissões de um motor diesel operando com baixas vazões de hidrogênio”.

O projeto apresenta um estudo sobre o desempenho e emissões de um motor gerador de ignição por compressão, operando com óleo diesel como combustível principal, e hidrogênio misturado com ar como combustível secundário. “Neste estudo, o hidrogênio é produzido através do processo de eletrólise da água, e o montante de hidrogênio produzido é diretamente direcionado para o duto de admissão em produção descentralizada, sem o armazenamento de gás”, explica Noronha.

O estudo busca avaliar o comportamento do motor-gerador sob diferentes cargas de trabalho e diferentes vazões de gás hidrogênio, em comparação com o funcionamento feito apenas com óleo diesel.

“Agradeço à FPT Industrial pelo incentivo ao trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento e à PUC Minas pela parceria com a FPT nos trabalhos de inovação”, declarou Noronha. “Estou certo de que a utilização do hidrogênio como combustível complementar em motores de combustão é uma realidade ainda distante, mas o reconhecimento deste trabalho é um sinal de que estamos no caminho certo. Espero que este projeto contribua para o desenvolvimento de novas tecnologias de produção da FPT Industrial”, finaliza Noronha.

O Prêmio AEA de Meio Ambiente é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva para homenagear as empresas que se destacaram através do desenvolvimento de projetos de tecnologia e responsabilidade social.

Os trabalhos são analisados por uma comissão julgadora de acordo com as seis categorias existentes: Acadêmica, Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Tecnologias Diesel e Tecnologias Otto. O prêmio destaca as empresas, universidades e institutos de pesquisa que beneficiaram, através desses projetos, o meio ambiente, e também reconhece os trabalhos jornalísticos que demonstraram o comprometimento das melhorias implementadas no setor automotivo.

A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial dedicada à concepção, produção e venda de motores e transmissões para veículos rodoviários e fora de estrada, e também para aplicações marítimas e de geração de energia. A companhia emprega aproximadamente 8.400 pessoas em todo o mundo, distribuídas em dez plantas e seis centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). A rede de pós-vendas da FPT Industrial é formada por 93 distribuidores e mais de 900 centros de serviços localizados em mais de 100 países. A ampla oferta de produtos – incluindo seis gamas de motores com potências que variam de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv) e transmissões com torque máximo variando entre 200 Nm a 500 Nm – e um foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em motores e trens de força industriais. [www.fptindustrial.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira