Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

18/12/2007 - 11:18

Dicas para elaborar peças processuais claras e objetivas

É fundamental que o profissional do direito conheça a língua portuguesa, pois ela é sua ferramenta básica. É por meio de seu bom uso que peças processuais se tornam claras, bem escritas, objetivas e, conseqüentemente, eficazes.

Com linguagem simples e didática, Português instrumental para cursos de direito, lançado pela Pearson Education sob o selo Prentice Hall, tem o propósito de ser uma ferramenta útil para facilitar o trabalho dos profissionais do direito.

O livro, que está dividido em quatro partes, aborda, em cada uma delas: Parte I: a necessidade de modernizarmos nossa linguagem jurídica, demonstrando que as peças jurídicas não têm como principal objetivo a demonstração de conhecimento erudito, mas sim a eficácia, que reside na utilização adequada das palavras e do raciocínio;

Parte II: a construção do texto, destacando que o trabalho de estruturação do plano, com a esquematização das idéias, possibilita eliminar pormenores excessivos e inoportunos e adicionar informações necessárias ao funcionamento articulado da mensagem;

Parte III: as peças processuais, com comentários tanto sobre a forma quanto sobre o conteúdo das petições, contestações, recursos e pareceres;

Parte IV: o emprego das normas gramaticais vigentes.

Indicada para alunos dos cursos de direito, e também para os profissionais da área, a obra oferece ainda várias dicas práticas, exemplos e exercícios com gabarito — elementos que facilitam a compreensão e fazem com que o leitor coloque em prática tudo o que aprendeu.

Perfil da Pearson - A Editora Pearson está presente em 50 países, oferecendo conteúdo de qualidade para estudantes e instituições de ensino em 13 idiomas. Instalada no Brasil desde 1996, a Pearson publica livros nas áreas de ensino da língua inglesa, com o selo Longman; informática, com o selo Makron Books; negócios, com o selo Financial Times/Prentice Hall, e universitária, com os selos Prentice Hall e Addison Wesley.

Português instrumental para cursos de direito: como elaborar textos jurídicos. Autores: Miriam Gold e Marcelo Segal, 224 páginas, por R$ 39,00 | Editora: Pearson Education | Selo: Prentice Hall

Perfil dos autores - Miriam Gold é formada em letras pela UFRJ, com especialização em literatura brasileira e pós-graduação em educação e qualidade na empresa, em lingüística do texto e em teoria psicanalítica. Desenvolveu uma metodologia prática de redação do texto empresarial, apresentada em seu livro Redação empresarial, 3ª edição, também publicado pela Pearson Education. Escreve periódicos e apresenta palestras e treinamentos em todo o Brasil.

Marcelo Segal é juiz do trabalho — titular da 26ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro —, ex-procurador federal e professor universitário, da OAB e de cursos preparatórios para concursos. Também é escritor e palestrante.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira