Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2014 - 12:57

Samsung lança programa “Respostas para o Amanhã” na América Latina

Como parte da estratégia regional de Cidadania corporativa e com apoio da Unesco e Reduca, a Empresa incentiva jovens de escolas públicas a mostrar como as ciências exatas podem melhorar sua comunidade.

São Paulo, Brasil – Samsung Electronics Co., Ltd., anuncia o “Respostas para o Amanhã”, o primeiro concurso regional de Cidadania – equivalente à responsabilidade social corporativa – para estudantes de escolas públicas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México. O Programa de cunho educativo tem como objetivo estimular o envolvimento de jovens em soluções práticas aos problemas que eles enfrentam no dia a dia, a partir do desafio: “Como a matemática e a ciência podem melhorar a sua comunidade?”.

Poderão participar estudantes do ensino fundamental e médio, com idades entre 11 e 17 anos, organizados em grupos e sob a tutela de um professor. O concurso tem duração de oito meses, com início em maio e término em dezembro, e premiará os projetos vencedores de cada país com a implantação da Samsung School, estrutura de sala interativa com produtos de última geração, nas respectivas escolas.

“Na nossa estratégia de crescimento na região, temos uma excelente oportunidade de propor soluções que possam gerar contribuições positivas ao desenvolvimento educacional da sociedade”, diz Helvio Kanamaru, gerente de Cidadania da Samsung para América Latina. “Em educação, contamos com importantes iniciativas já em andamento, como a Samsung School e o Tech Institute. O Programa “Respostas para o Amanhã” complementa nossa plataforma de Cidadania com foco nas ciências exatas, que ajudem os jovens a aperfeiçoarem seu raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas cotidianos”.

Com base nesta premissa, a Samsung desafia os jovens a pensar em propostas, ideias e planos criativos, com aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos e lógicos, para implementar mudanças positivas na sociedade em diversas esferas, como educacionais, sociais, econômicas ou ambientais.

Etapas do concurso regional -O concurso será composto por três fases, cujas datas variam de acordo com cada país: a primeira consistirá no envio dos projetos escritos no site oficial do “Respostas para o Amanhã”. Os 20 melhores trabalhos por país serão selecionados por uma comissão julgadora, constituída por especialistas de educação. A UNESCO, parceira global da Samsung em Cidadania, fará parte desta comissão. Deste modo, se concretiza a primeira cooperação entre a Organização e a Companhia em um projeto de abrangência regional. A Reduca (Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação) também participará da comissão.

Esses grupos serão contemplados com um kit de edição para produzirem um vídeo de seus projetos (composto por notebook, câmera e software de edição). Após envio dos vídeos, as cinco melhores produções de cada país serão disponibilizadas no site para votação pública e da comissão julgadora até novembro.

Em dezembro, a Samsung anunciará os projetos vencedores de cada país em uma cerimônia que contará com uma programação especial em prol da educação. “Temos o objetivo de encerrar esta primeira edição do programa na América Latina de forma significativa e diferenciada. Para tanto, queremos proporcionar um diálogo honesto e direto entre os estudantes e os líderes na área de educação, como professores, acadêmicos, representantes de instituições, entre outros”, diz Helvio Kanamaru.

A iniciativa “Respostas para o Amanhã” começou nos Estados Unidos em 2010, e desde então, tem tido crescente sucesso. Em sua última edição, mais de 1,6 mil escolas americanas de diferentes estados participaram do concurso.

Perfil da Samsung Electronics Co., Ltd. -A Samsung Electronics é líder global em tecnologia e abre novas possibilidades para usuários em todo o mundo. Por meio de um processo de constante inovação, estamos transformando os mercados de televisores, smartphones, computadores pessoais, impressoras, câmeras, eletrodomésticos, soluções LTE, equipamentos médicos, semicondutores e soluções de LED. Empregamos 286 mil pessoas, em 80 países, com vendas anuais superiores a US$ 216.7 bilhões. Nosso objetivo é criar novas possibilidades para as pessoas ao redor do mundo. [www.samsung.com.br].

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) - A Unesco desempenha um papel único em consolidar as bases de um desenvolvimento sustentável, pacífico e duradouro por meio do avanço da cooperação em educação, ciências, cultura, comunicação e informação. A promoção e oferta de educação de qualidade para todos é uma das principais prioridades da Organização, com base no reconhecimento do direito de todos à educação e no alicerce de que a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano, social e econômico.

Reduca é uma rede de organizações da sociedade civil na América Latina que trabalham pela garantia de uma Educação de qualidade para todos em seus países e na região latino-americana.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira